Logotipo

Cultuando

Diogo Alves é artista plástico e colunista da área de cultura.

Arte Pensante

24 de maio de 2019

O Patrimônio cultural é um conceito, um produto e um processo diferenciador de culturas e comunidades, uma extensão da identidade pessoal e coletiva, o capital da identidade das nações, resultando da vontade dos atores sociais. (SMITH, 2006).

 O que é patrimônio

O patrimônio é definido como a conjugação das criações e dos produtos da natureza e do homem que, na sua integridade, constituem, no espaço e no tempo, o ambiente em que vivemos. O patrimônio tem notório significado na existência e na afirmação das diferentes comunidades, desde a paroquial, à interpretação do património concelhia, à regional, até a nacional e internacional, designando um bem destinado ao usufruto de uma comunidade. É por isso parte integrante da vida moderna e inclui tanto o patrimônio natural, como o cultural.

O que é patrimônio cultural: Assiste-se a um alargamento da noção de património cultural de forma muito acentuada, nos últimos anos. Já não falamos apenas em património histórico construído, em monumentos artísticos, mas também em obras de arte, e também em todo o tipo de manifestações culturais – o que se designa por patrimônio imaterial. A noção de patrimônio continua em mudança, como a própria sociedade, os modos de vida e as formas de pensar e agir. É no patrimônio que se explicita material e imaterialmente as heranças culturais de cada povo ou região pelo que é fundamental a relação entre o património e as populações. Temos assim uma divisão do conceito de património cultural em: Patrimônio material e Patrimônio imaterial.

O que é patrimônio cultural material: O patrimônio material é composto por bens culturais móveis ou imóveis e engloba desde edifícios a acervos fotográficos ou documentais.

O que é patrimônio cultural imaterial: Este é composto por ritos, músicas e tradições orais; festas e tradições populares, mas igualmente por convenções e padrões de comportamento.

 Exposição Mar de Lá

Na Casa da Cultura Monsenhor Celso em Paranaguá permanece a exposição Mar de Lá com trabalhos dos artistas, Marilia Diaz, André Serafim e Paulo Rás. A mostra apresenta com muita sensibilidade e talento uma mescla de artes visuais e literatura.

Realmente Imperdível!

Fotos

Compartilhe