Logotipo

Dispensa em dias de jogos será opcional nas escolas municipais

20 de junho de 2018

Para os jogos que acontecem no turno da tarde, as aulas ficam restritas ao turno da manhã.

Compartilhe

A rotina nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo é alterada em todo o País e muitas pessoas querem acompanhar o time verde e amarelo em campo. Pensando a beneficiar alunos e familiares que desejam assistir aos jogos, a Prefeitura de Paranaguá por meio da Secretaria Municipal de Educação forneceu autonomia às escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) para decidirem se haverá aula nos horários dos jogos do Brasil, no campeonato mundial.

“Para essa primeira fase da Copa do Mundo, optamos em dar autonomia às escolas e CMEIs para que eles decidam dispensar ou não os alunos das aulas”, informa Ronaldo Cardoso Alboite, diretor de Departamento de Ensino Fundamental. Ele reforça que as escolas que optarem pela dispensa deverão fazê-lo somente no período em que o jogo acontecer. Ou seja, nos dias de jogos da Seleção pela manhã, não haverá aulas somente nesse período e aula normal à tarde. Para os jogos que acontecem no turno da tarde, as aulas ficam restritas ao turno da manhã.

Se o estabelecimento de ensino resolver dispensar, é feito o aviso antecipado aos pais. “Os responsáveis pela criança devem ser avisados antecipadamente pelas escolas e CMEIs que optarem pela dispensa. A Secretaria Municipal de Educação também deve ser informada. Nesse caso, as escolas devem entrar em contato conosco até quarta-feira, 20”, salienta o diretor.

“Muitas escolas que manterão as aulas no período de jogos estão se preparando para atividades diferenciadas com as crianças para que assistam juntas aos jogos e os professores e educadores possam até preparar trabalhos com os alunos como redação, diálogos e decoração”, acrescenta Ronaldo Alboite.

REPOSIÇÃO

“Temos uma Legislação que determina a carga horária e dias letivos que é de no mínimo 200 dias letivos e 800 horas. A escola que dispensar as crianças terá que fazer uma reposição desse período. Já está pré-determinado para que em 17 de julho aconteça a reposição das aulas dispensadas em razão desses jogos da Copa do Mundo”, observa.

Por enquanto a dispensa optativa será realizada na primeira fase da Copa do Mundo. “Se o Brasil se classificar para a segunda fase montaremos um novo plano, pois ainda não há os horários determinados para os jogos da Seleção Brasileira. A partir do momento que os horários sejam divulgados, poderemos preparar esse funcionamento de dispensas opcionais das aulas”, informa o diretor. Ele orienta que os pais fiquem atentos à agenda dos filhos para saber se sua escola aderiu ou não à dispensa opcional.

Foto: Arquivo Prefeitura

Da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Paranaguá


Colunistas