Logotipo

Comércio de Paranaguá terá horário diferenciado no jogo do Brasil na segunda-feira

01 de julho de 2018

Funcionários das lojas terão intervalo de quatro horas para acompanhar a partida do Brasil contra o México

Compartilhe

Medida segue acordo do Sindilojas e Sindicato dos Empregados

No jogo da Seleção Brasileira contra o México, que acontece em Samara, na Rússia, às 11h de Brasília de segunda-feira, 2, o comércio parnanguara atenderá em horário diferenciado: as lojas abrirão às 8h e irão fechar às 10h, realizando um intervalo até às 14h, quando reabrirão e encerrarão expediente às 18h. A medida segue acordo já anunciado no dia 15 de junho pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Paranaguá (Sindilojas Paranaguá) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Paranaguá em torno do horário oficial de atendimento nas lojas de Paranaguá em dias úteis que houver partidas do Brasil na Copa do Mundo 2018. 

As entidades destacaram que a decisão foi tomada em conjunto, com foco no respeito aos empregadores e empregados do comércio local, com assinatura de acordo coletivo. “As horas trabalhadas a menos de oito horas diárias não poderão ser compensadas nem lançadas em banco de horas, por se tratar de um horário especial”, destaca o documento, que decretou o horário especial durante a Copa do Mundo. Segundo o documento dos entes sindicais, o acordo coletivo possui validade em toda a base territorial do litoral do Paraná, devendo, inclusive, ser fixado em locais visíveis aos funcionários. 

“O comércio tem a liberdade de conversar com seus funcionários. Este é o horário, agora se ele quiser ou achar que tem que fazer outro horário diferente, se abrir mais tarde, é problema de cada um, mas este é o horário que tem que seguir”, afirma Said Khaled Omar, presidente do Sindilojas Paranaguá. “O nosso horário final é este para ter um parâmetro”, explica. Ainda de acordo com o presidente, o horário foi firmado para que os funcionários tenham uma hora de antecedência do início do jogo para saírem do local do trabalho e assistir à partida no local em que desejarem, bem como com mais uma hora para que voltem às lojas após o término da partida. 

QUARTAS DE FINAL

Caso o Brasil vença o México e se classifique para as quartas de final, a partida acontecerá na sexta-feira, 6, às 15h do horário de Brasília, na Arena Kazan na Rússia. Nesse caso, segundo o acordo firmado entre Sindilojas e Sindicato dos Empregados, as lojas abrirão as portas às 9h fechando às 14h, realizando um intervalo aos funcionários para assistirem à partida até às 18h, reabrindo as portas até às 19h.
 


Colunistas