Compra de produtos roubados é caracterizada como crime
Delegado explica que quem compra o produto sem procedência fomenta o crime
Atualmente, é difícil encontrar alguém nas ruas sem o aparelho celular em mãos. O eletrônico se tornou um item indispensável para grande parte da população. Mas, junto com o crescimento do uso desses dispositivos, cresceu também o número de furtos e roubos. Em Paranaguá, essas ocorrências continuam acontecendo com frequência e alguns locais, como pontos de ônibus, por exemplo, viraram alvo dos assaltantes.
Outro problema está nos compradores que adquirem os produtos furtados a um preço menor e colaboram com os crimes. A pena para quem adquire, recebe, transporta, conduz ou esconde um aparelho celular é de reclusão de um a quatro anos e multa.
Segundo o delegado da 1.ª Subdivisão Policial de Paranaguá, Rogério Martin de Castro, as ocorrências deste tipo de crime ficaram estáveis com relação a janeiro do ano passado. Aqueles que compram aparelhos celulares furtados também são responsabilizados. “Quando você adquire um aparelho no mercado tradicional é um valor e quando o produto é encontrado por um valor muito abaixo, é de se desconfiar que a procedência não é legal”, observou o delegado.
O delegado da 1.ª Subdivisão Policial de Paranaguá, Rogério Martin de Castro, salientou que aqueles que compram aparelhos celulares roubados também são responsabilizados
Quem compra estes aparelhos está fomentando o crime. “O ladrão só rouba se ele tiver para quem vender. Se não tiver para quem vender, ele acaba roubando outra coisa. Com relação ao celular, se não houver compradores, diminui muito a incidência deste tipo de crime”, frisou o delegado.
ORIENTAÇÃO
A utilização do celular em pontos de ônibus no período da noite deve ser evitada, já que o local facilita os furtos. “São locais de pouca iluminação. As pessoas, muitas vezes, se encontram nesses locais sozinhas e paradas. É diferente de estar em um lugar movimentado, com boa iluminação e estar caminhando”, disse o delegado.
Outro alerta é para evitar ficar com o celular à mostra todo o tempo. “Tanto em ponto de ônibus, como em outros lugares, é importante que não fique o sempre com o celular à mostra. A gente sabe que a maioria das pessoas usa o tempo todo o celular, mas para evitar este tipo de crime, que muitas vezes pode levar à lesão corporal, é preciso usar apenas em caso de necessidade”, completou.
PROVIDÊNCIAS
Quem tiver o aparelho celular roubado ou perdido, deve fazer o boletim de ocorrência. Para facilitar, é importante que o cidadão forneça o e-mail cadastrado no aparelho para que este possa ser rastreado e também o número de identificação. “Existe um número de identificação no celular, mas muitas pessoas não sabem. Mas, vale a pena enquanto estiver com o aparelho, abri-lo e anotar este número, pois se ele for extraviado ou furtado, facilita as investigações”, explicou Castro.
-
Direito & Justiça 4 dias atrás
Caso Isabelly: julgamento de acusado de matar youtuber começou nesta terça-feira, 3
-
Eleições 2024 5 dias atrás
Adriano Ramos apresenta propostas de campanha em série de entrevistas da Folha do Litoral News
-
Eleições 2024 4 dias atrás
André Pioli apresenta propostas de campanha em série de entrevistas da Folha do Litoral News