conecte-se conosco

Fabiano Montez

Quer ter tempo e foco para tudo? (Parte II)

Publicado

em

Benjamim Franklin, ao apresentar a frase “Um hoje vale por dois amanhãs”, abre espaço para interpretarmos quão fundamental para nós é ter tempo e foco nos dias de hoje. E dessa forma, surge a importância de sabermos aproveitar as oportunidades do dia presente.

O foco é a nossa capacidade de manter a atenção em algo, e, para isso, abstrair-se das distrações e exercitar o nosso autocontrole, habilidade fundamental para o sucesso pessoal e profissional”. Quanto mais foco, mais produtividade. E o contrário também é verdadeiro.

Na coluna da semana passada, eu te estimulei a refletir sobre agir para ter mais tempo e foco. Agora, você tem duas opções: pode começar a enxergar o seu tempo e foco como algo importante que pode mudar totalmente sua vida ou continuar reclamando pela falta deles. E aí, você conseguiu refletir e entender que de fato a primeira opção é a sua única escolha?

Para facilitar seu entendimento, listei algumas sugestões que podem ajudar a dar a devida importância para o tempo e o foco em sua vida:

1 – Decida com antecedência quando fará qualquer atividade. Isso programará o seu cérebro para o que estar por vir, aumentando assim o seu foco e concentração.

2 – Imagine antes! Quanto mais detalhes, sentimentos, cores e sons você conseguir sentir e ver na sua mente, mais chances terá de realizar exatamente o que quer e como quer.

3 – Controle seus dias! Tenha uma organização, no mínimo, semanal de suas atividades. Defina seus afazeres da semana de forma específica, como por exemplo, “caminhadas às terças, quintas e sábados, das 06h00 às 07h00”. Na vida profissional, organizar seu dia também é fundamental para cumprir todas as obrigações. 

4 – Tenha o dom de dizer NÃO. Isso afasta possíveis tomadores de tempo como celulares, aplicativos, internet e até pessoas que podem te atrapalhar ao realizar sua atividade. Acredite, saber dizer não é um dos grandes segredos do sucesso.

5 – E o principal: saiba o real motivo, o “por que” você está se dedicando a alguma coisa. É isso que vai te ajudar a não desistir quando algo não estiver dando muito certo. Essa clareza, inclusive, é o primeiro passo para que você consiga priorizar seus sonhos e propósitos. E sobre sonhos e propósitos falemos daqui a pouco, em outra coluna.

Desejo dias abençoados, e vamos juntos!

Publicidade






Em alta