Connect with us

Educação com Ciência

Formação e atuação

Portanto, quem são os professores de hoje? Como é a escola do amanhã? Há uma inquietude bonita neste sentido.

Publicado

em

Quais as características imprescindíveis a um professor? Respeito, generosidade, sensibilidade, capacidade de promover oportunidades e construir sociabilidade? São inúmeros os adjetivos e expressões descritos a fim de traçar um perfil profissional dos que exercem a educação.

No entanto, de modo a não reduzir a profissão ao puro sentido “vocacional”, a formação acadêmica com qualidade é essencial para a formação de professores.

Muitas mudanças sociais ocorreram desde a formação das instituições escolares: a concepção de infância, de família, a inserção de direitos e deveres por lei, enfim. Junto a estas intensas modificações, os princípios e finalidades do papel do professor.

Não precisamos ir muito longe no tempo para exemplificar. Instituições escolares de Educação Infantil que antes eram uma extensão ao cuidado materno, hoje, devem trabalhar com a concepção de uma educação global, requerendo do professor muito mais entendimento sobre as especificidades da infância.

Com o direito garantido pela Constituição Federal e reafirmado pela Lei de Diretrizes e Bases, de uma “educação para todos”, a questão não é mais sobre ter escolas, mas sim, dispor de uma escola com qualidade, que atenda às necessidades educacionais desta nova geração.

Portanto, quem são os professores de hoje? Como é a escola do amanhã? Há uma inquietude bonita neste sentido. Digo isso, por experiência! Estudantes de pedagogia, quando questionados sobre a perspectiva profissional, demonstram querer reformar as instituições e se mostram mais abertos a novas tecnologias e metodologias.

Insisto, uma boa formação acadêmica é elemento insubstituível para atuar de forma competente na profissão. A mudança que desejamos na educação é lenta, mas vale a pena apostar no contínuo aperfeiçoamento profissional, o que demonstra respeito ao aprendiz e à própria profissão.

Continuar lendo