conecte-se conosco

Educação com Ciência

Em tempos de isolamento social, reinvente-se!

O que fazer para manter as crianças em casa e conseguir cumprir com os afazeres domésticos, profissionais e acadêmicos?

Publicado

em

O que fazer para manter as crianças em casa e conseguir cumprir com os afazeres domésticos, profissionais e acadêmicos?

Criar uma nova rotina facilita e muito a vida nesses tempos de suspensão de aulas, mas que em nada caracteriza-se como férias.

Uma rotina organizada do tempo e das atividades que devem ser cumpridas é muito importante para as crianças, principalmente mediante as incertezas que estamos vivenciando.

Assim como nós, adultos, as crianças também se sentem amedrontadas e inseguras em relação a sua saúde e o bem-estar familiar, o que gera preocupação e ansiedade.

 O planejamento de uma nova rotina pode ser construído com auxílio da criança. Pergunte-a sobre o que ela gostaria de fazer nos dias que necessita ficar em casa e, neste momento, aproveite para explicar sobre a pandemia que o mundo enfrenta.

Não devemos subestimar nossas crianças. Elas estão observando atentamente tudo o que está acontecendo e por si próprias conseguem tirar suas conclusões. Por isso, fazê-las entender sobre o vírus e suas formas de contaminação auxiliarão e muito a sua higiene e também dos adultos que as cercam.

 Portanto, o diálogo deve acontecer sempre. As crianças respondem muito bem aos cumprimentos das regras quando estas fazem sentido para elas.

A rotina a ser criada deve respeitar os horários que normalmente a criança seguia no dia-a-dia. Por exemplo, se a criança estuda no período da manhã, os horários para dormir e acordar devem ser seguidos e respeitados.

Assim como muitos profissionais estão trabalhando Home Office, os professores também estão tendo que se reinventar. Mas, caso a escola do seu filho não tenha preparado um cronograma de atividades escolares para este período de suspensão, a criança poderá rever as aprendizagens anteriores.

É um bom momento para aperfeiçoar-se nos conteúdos já aprendidos.

Para crianças com menor idade, livros de literatura entretém e ensinam. Ao final da leitura, feita pelo adulto ou pela própria criança (pseudoleitura), peça-a que recrie a história em desenho, com novos personagens ou com um novo final, enfim, é uma boa atividade para explorar a imaginação e a criatividade.

 Atividades manuais também são bons exemplos de atividades a serem realizadas em casa: massinha caseira, slime, pintar macarrão para fazer colares. Objetos que afundam e não afundam em uma bacia com água, plantar sementinhas, costurar fuxicos, etc.

Todo este replanejamento da rotina fará com que nos aproximemos do real sentido da vida, das pessoas que amamos, da família. E, acredite, isso também é neurociência, olhar para as situações e buscar enxergar o seu lado positivo. Nosso cérebro deve sempre ser treinado para isso. 

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress