conecte-se conosco

ADI Paraná

Prêmio Fiep

Publicado

em

ADI

A 7.ª edição do Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo é a mais concorrida desde que a competição foi criada em 2014. Foram 236 trabalhos jornalísticos inscritos nas cinco categorias disponíveis (Jornalismo Impresso, Internet, Fotojornalismo, Reportagem de Rádio e Reportagem de TV). São 71 materiais a mais do que na última edição. A lista dos finalistas será conhecida em março, no site sistemafiep.org.br/premiodejornalismo. E a cerimônia de premiação está prevista para 7 de abril, Dia do Jornalista.

Regularização

O secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, fez a entrega de documentos de regularização fundiária para 93 famílias do Assentamento Dorcelina Folador. A pasta já liberou quase R$ 6 milhões para o município. “Fico feliz em ver que o sonho dessas famílias de trabalhadores está se realizando, agora com mais um passo importante para que tenham a escritura definitiva de suas terras”, afirmou o secretário.

Acidente fatal

Um acidente envolvendo uma caminhonete S10 na rodovia PR 497, tirou a vida do ex-vice-prefeito de São Miguel do Iguaçu, Albino Bissolotti. O acidente ocorreu na manhã desta terça-feira (22). De acordo com informações, ele dirigia a caminhonete sentido prainha da cidade quando teria perdido o controle da direção, saiu da pista e colidiu violentamente em um “toco” de árvore ao lado da via.

Há possibilidade

O presidente da Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Paraná -Fetranspar – coronel Sergio Malucelli, candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado, recebeu a visita do deputado federal, Ricardo Barros (PP), que lhe formulou convite para ingressar no partido. Malucelli, ainda sem partido, disse que recebeu com honra o convite e que estudará a possibilidade de fazer parte do PP.

Diretor da Binacional

O presidente da República, Jair Bolsonaro, participou da cerimônia de posse do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, almirante Anatalicio Risden Junior. Risden Junior é o 14.º diretor-geral brasileiro em 15 diretorias, já que Euclides Scalco assumiu o posto por duas vezes, entre 1995 e 2002. O mandato dos diretores é sempre de quatro anos, independentemente de mudanças, e vence em maio de 2022. Logo depois, a diretoria é reconduzida.

O discurso…

Em discurso, o presidente Jair Bolsonaro também elogiou os ex-presidentes militares do Brasil Emílio Garrastazu Médici e Ernesto Geisel. “O que seria do Brasil sem as obras dos anos 1970? Aqui, temos Itaipu Binacional. [Obra do] Emílio Garrastazu Médici juntamente com Alfredo Stroessner”, citou Bolsonaro.

Parcerias

O governador em exercício, Darci Piana, também esteve presente na solenidade de posse do novo diretor. “As parcerias com a Itaipu são fantásticas. Desde que assumimos o Governo do Estado o Paraná recebeu mais recursos do que todos os 30 anos anteriores. Tenho certeza que vamos continuar com essa parceria, que é boa para o Paraná e para o Brasil”, disse Piana.

Bancada feminina

Tramita na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) um projeto de resolução que cria a bancada feminina. Se aprovado, as parlamentares terão mais visibilidade em espaços de liderança da Alep. Leia mais abaixo. As bancadas têm direito, junto aos blocos partidários, a indicar membros titulares e suplentes às comissões da Alep. Esta é a primeira proposta de criação de uma bancada feminina a tramitar na Casa.

Sisu

O Ministério da Educação divulgou o resultado da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre de 2022 em cursos de ensino superior de instituições públicas. São aprovados no Sisu os candidatos que obtiveram nota igual ou superior à nota mínima definida para o curso de graduação escolhido. Quem for aprovado, já deverá fazer a matrícula ou registro acadêmico a partir desta quarta-feira (23) até o próximo dia 8 de março.

Recuperação

Levantamento do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) mostra que o turismo no Brasil cresceu 12% em 2021 na comparação com o ano anterior. O transporte aéreo foi a atividade com maior crescimento, com alta de 28% e um faturamento anual de R$ 37,7 bilhões. Para a Federação, observa-se “recuperação sólida” com o avanço da vacinação.

Sem reeleição

O ex-juiz federal Sergio Moro (Podemos) reiterou que defende o fim da reeleição para presidente da República. Segundo ele, esse deveria ser um compromisso “escrito na pedra”. Para o pré-candidato à Presidência da República, a reeleição dificulta a aprovação de reformas. “Muitas vezes o Congresso resiste a aprovar reformas porque tem medo de potencializar uma reeleição de um candidato, de alguém que está no exercício do poder. Vamos tirar isso da mesa.”

Confiança

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) cresceu 2,9 pontos na passagem de janeiro para fevereiro deste ano. O indicador de satisfação chegou a 77 pontos em uma escala de zero a 200 pontos, o maior nível desde agosto do ano passado. “O resultado positivo pode ter sido influenciado pelo Auxílio Brasil nas faixas de renda mais baixas, perspectivas mais favoráveis sobre o mercado de trabalho e situação econômica que voltaram a ficar mais otimistas, com indicadores superando o nível neutro de 100 pontos”, explica a pesquisadora Viviane Seda Bittencourt, em nota divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Criptomoedas

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado Federal, aprovou um projeto que reconhece e regula o mercado de criptomoedas no Brasil. Caso não haja recurso para votação em Plenário, o texto poderá seguir diretamente para a Câmara dos Deputados. As moedas digitais usam sistemas de criptografia para a realização de transações. As criptomoedas são lançadas por agentes privados e negociadas exclusivamente na internet. O detentor de uma moeda virtual só pode resgatá-la usando um código fornecido por quem vendeu.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Continuar lendo
Publicidade