Connect with us

ADI Paraná

Lives

Por conta das restrições proporcionadas pela pandemia, os candidatos apostam em “Lives” pela internet

Publicado

em

Foro privilegiado

Por conta das restrições proporcionadas pela pandemia, os candidatos apostam em “Lives” pela internet e outras atividades remotas para atrair a atenção dos eleitores. A campanha de Greca (DEM), por enquanto não tem nenhuma atividade presencial marcada, apenas divulgação pelas redes sociais. João Arruda (MDB), Goura (PDT) e Christiane Yared (PL) já farão lives neste domingo, primeiro dia de campanha. Já João Guilherme (Novo), programou uma carreata.


Reeleição
Os três senadores do Paraná, Alvaro Dias, Flávio Arns e Oriovisto, todos do Podemos, são contra a reeleição do senador Davi Alcolumbre (DEM) na presidência da casa. Eles alegam que a Constituição veda a recondução ao cargo na mesma legislatura, e criticaram os senadores que estão articulando para burlar essa regra. Resta saber se essa regra é pra valer, ou é daquelas “pra inglês ver”.


Elevou o Sarrafo

Sérgio Moro, na condição de ex-juiz, destacou que a Lava Jato, que colocou na cadeia por corrupção grandes políticos e empresários do cenário nacional, também foi influente em operações de âmbito estadual, como as operações Publicano, Quadro Negro e Rádio Patrulha. “Acredito que a Lava Jato, para usar uma metáfora do salto em altura, elevou o sarrafo [das investigações e punições] vários níveis acima e influenciou operações de investigação em âmbito estadual. Aqui no Paraná tivemos muitas”, disse.


Termômetro
A aprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro cresceu 11 pontos desde o início do ano, segundo pesquisa CNI/Ibope. 40% consideram o governo ótimo ou bom. Antes, eram 29%. O índice dos que consideram o governo ruim ou péssimo caiu nove pontos, indo de 38% para 29%.


Volta às aulas

Questionada sobre a volta às aulas, a secretária da saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, disse que apoia a retomada e afirma que essa questão é de extrema importância, mas que no Brasil não houve uma discussão adequada sobre o caso. “Não estamos falando só da educação formal, estamos falando do papel social que a escola tem na proteção à criança e ao adolescente”, argumentou.


Rombo na Previdência

As novas regras de aposentadoria e pensão, em vigor desde novembro de 2019, começam a fazer efeito nas contas públicas federais. A previsão do governo é de que o rombo da Previdência alcance R$ 286,9 bilhões em 2021.


Ponte Fechada

O presidente Bolsonaro publicou uma portaria que prorroga, por mais 30 dias, a proibição da entrada de estrangeiro de qualquer nacionalidade ao Brasil, por meios terrestres e transportes aquaviários. Com essa prorrogação, não se sabe agora se o Paraguai irá manter a reabertura de suas fronteiras com o Brasil, prevista para ocorrer na terça-feira, 29.


Rádio Patrulha

O Ministério Público do Paraná apresentou novas denúncias no âmbito da Operação Rádio Patrulha, que apura irregularidades na licitação de maquinários para o programa estadual Patrulha do Campo. Desta vez, quatro pessoas foram denúncias por lavagem de dinheiro, entre elas, o ex-secretário de Assuntos Estratégicos do Paraná, Edson Casagrande, e sua esposa.


Reitoria
O presidente Jair Bolsonaro nomeou o professor Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho para exercer o cargo de reitor da UTFPR pelos próximos quatro anos. Schiefler foi o mais votado pela comunidade acadêmica em consulta interna, e encabeçava a lista-tríplice enviada pelo Conselho Universitário da UTFPR (Couni) ao governo federal. Resta agora saber se Bolsonaro também respeitará a vontade da maioria na escolha do reitor da UFPR.


Educação
O Governo do Paraná vai retomar a obra do Centro Estadual de Educação Profissional de Ibiporã  (CEEP-Ibiporã), na Região Norte, paralisada desde 2014, em função das investigações da Operação Quadro Negro. O investimento do Estado nesta nova fase é de R$ 7,13 milhões “Educação é prioridade e trabalhamos para fazer do Paraná o estado com a melhor educação do Brasil”, ressaltou Ratinho Júnior.


Fujão
O prefeito de Curitiba e candidato à reeleição, Rafael Greca (DEM), não vai participar do debate da Band TV. A justificativa apresentado por ele, é de que especialistas em saúde concluíram que a emissora não se adaptou aos protocolos de combate ao Covid-19. Porém Greca garante que vai participar à distância através das redes sociais, na função de comentarista. “Se disserem mentiras sobre mim, direi verdade sobre eles”, cutucou.


Vou de Bike

O candidato a prefeito de Curitiba, Goura (PDT), será um dos primeiros a promover um evento público presencial, antes de fazer a sua live de estréia da campanha com a vice Ana Moro na internet. O candidato sairá de bicicleta da nascente do rio Belém, na região Norte de Curitiba, em direção ao rio Iguaçu, no extremo Sul da cidade. O deputado é conhecido por sua ligação com o cicloativismo.  


Conscientização
O Deputado Estadual Hussein Bakri (PSD) ressaltou a importância da conscientização sobre os cuidados no trânsito. O deputado, autor da lei que instituiu no calendário do Paraná o Maio Amarelo, reforçou, em comemoração ao dia nacional do trânsito (25 de setembro), os cuidados para a prevenção de acidentes “Perceba o risco, proteja a vida”. Seja um motorista consciente e preserve a sua vida e dos outros motoristas e passageiros”, disse.  

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.