conecte-se conosco

ADI Paraná

ExpoLondrina

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) participa nesta sexta-feira, 1.º de abril, e sábado, 2, da abertura da ExpoLondrina

Publicado

em

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) participa nesta sexta-feira, 1.º de abril, e sábado, 2, da abertura da Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina).

Foto: Dálie Felberg / Alep

Depois de ter sido adiada duas vezes em função da pandemia da Covid-19, a exposição, em sua 60.ª edição, chega em 2022 com uma programação diversificada com muita inovação.

PIB
O Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná cresceu 3,3% no ano passado, o maior aumento da economia paranaense desde 2014. Os setores da indústria – em especial da construção civil e setor automotivo – e dos serviços, são os propulsores da recuperação econômica do Estado. “Mesmo enfrentando a pior pandemia do último século e a maior estiagem em 90 anos, a economia paranaense continua forte e robusta e está em plena recuperação”, afirma o governador Ratinho Junior.

Atendimento presencial
Passados dois anos, não só as sessões, mas todas as atividades da Alep, voltam a ser 100% presenciais a partir da próxima segunda-feira (4), conforme anúncio feito pelo presidente Ademar Traiano. “Como ressalva, se um fato novo em relação à pandemia surgir, a gente vai novamente repensar a situação. Oficialmente a Casa volta presencialmente dia quatro, a partir da próxima segunda-feira”, disse Traiano.

Hospital do Câncer
O deputado Plauto Miró Guimarães Filho (UB) anunciou a assinatura do repasse da emenda parlamentar do no valor de R$ 12 milhões, para a construção do Hospital do Câncer de Ponta Grossa. O Hospital do Câncer, que será construído pela Santa Casa de Misericórdia, contará com 18 consultórios médicos, 23 leitos e oito poltronas para quimioterapia e ainda seis leitos de observação em duas salas destinadas às emergências.

Troca de partido
O ex-juiz Sérgio Moro decidiu nesta quinta-feira (31) deixar o Podemos e migrar para o União Brasil, onde deve ser candidato a vice-presidente de Eduardo Leite. A negociação gira em torno de uma possível chapa liderada por Leite e que envolveria o União Brasil, o PSDB e o MDB.

A 3.ª via
“Moro está buscando no União Brasil mais estrutura, mais apoio, maior tempo de TV e buscando também mais recursos para viajar no país todo”, disse Oriovisto Guimarães. O senador afirmou que o Podemos apoiará Moro ou o candidato a presidente escolhido para representar a “terceira via do centro democrático”.

Leilão do porto
A FTS Participações Societárias S.A., representada pela corretora Ativa Investimentos, venceu o leilão do terminal PAR32, destinado à movimentação de carga geral, em especial açúcar ensacado, no Porto de Paranaguá, no Litoral do Paraná. Trata-se do segundo leilão conduzido pela empresa pública Portos do Paraná na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

Tendências do turismo
Uma pesquisa realizada pelo gabinete do deputado federal Gustavo Fruet (PDT-PR) na plataforma Google Trends confirmou que Foz do Iguaçu é um dos destinos mais pesquisados para viagens no país. A informação contrapõe o que diz o Ministério do Turismo, que excluiu a cidade do Paraná da Revista de Tendências do Turismo lançada em fevereiro último para apontar os 25 principais destinos de 2022.

1.º suplente
O deputado estadual Hussein Bakri (PSD) deixa oficialmente a liderança do governo Ratinho Júnior (PSD), no dia 1º ele voltar a ser o primeiro suplente, com o retorno do deputado estadual Márcio Nunes para disputar a eleição de dois de outubro.

Empregos
O mapeamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostra que de cada quatro municípios paranaenses, três apresentaram resultado positivo na geração de empregos em fevereiro. A pesquisa revelou que 291 cidades fecharam o período com mais contratações do que demissões (73%).

Postos formais
A geração de empregos em fevereiro foi puxada por Curitiba. A Capital abriu 9.920 postos formais de trabalho no período, 35% do total. Na sequência aparecem Maringá (1.211) Cascavel (1.190), São José dos Pinhais (1.179), Londrina (848), Foz do Iguaçu (699), Ponta Grossa (626), Toledo (621), Araucária (588), Guarapuava (461) e Francisco Beltrão (446).

Bem representado
O Programador e Operador de Máquinas CNC, Marcus Vinicius Pires, está representando o Senai Paraná nas eliminatórias nacionais da 46.ª WorldSkills International, maior olimpíada do conhecimento envolvendo jovens profissionais de nível técnico de 85 países. Paraná disputa com São Paulo o título de melhor profissional técnico do Brasil para esta importante ocupação profissional com aplicação em diversos setores industriais, incluindo a manufatura, medicina, indústria aeroespacial, mineração e agricultura.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Continuar lendo
Publicidade