conecte-se conosco

Coluna do Guru

Curitiba confirma primeiro caso importado de sarampo. Medidas de bloqueio foram tomadas.

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba confirmou, nesta terça-feira (20/8), o primeiro caso de sarampo no município. Trata-se de um caso importado.

Publicado

em

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba confirmou, nesta terça-feira (20/8), o primeiro caso de sarampo no município. Trata-se de um caso importado.

Um morador de Curitiba de 54 anos, sem registro anterior da doença ou de vacina contra o sarampo, contraiu a doença no início de agosto em uma viagem para estados com área de surto.

Todas as medidas de bloqueio – vacinação preventiva das pessoas que tiveram contato com ele – foram feitas. O paciente está se recuperando e segue sob cuidados médicos.

 

AMPLIAÇÃO DA VACINAÇÃO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE

O Ministério da Saúde determinou que a vacina seja ofertada também a partir desta quinta-feira (22), a todas as crianças de seis meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo em todo o país. Essa medida preventiva deve alcançar 1,4 milhão de crianças, que não receberam a dose extra, chamada de ‘dose zero’, além das previstas no Calendário Nacional de Vacinação, aos 12 e 15 meses. Para isso, o Ministério da Saúde irá enviar 1,6 milhão de doses a mais para os estados. O objetivo é intensificar a vacinação desse público-alvo, que é mais suscetível a casos graves e óbitos.

A ação é uma resposta imediata do Ministério da Saúde em decorrência do aumento de casos da doença em alguns estados. Nesta terça-feira (20), o Ministério da Saúde divulgou novo boletim com os casos de sarampo. O Brasil registrou, nos últimos 90 dias, entre 19 de maio a 10 de agosto de 2019, 1.680 casos confirmados de sarampo, em 11 estados: São Paulo (1.662), Rio de Janeiro (6), Pernambuco (4), Bahia (1), Paraná (1), Goiás (1), Maranhão (1), Rio Grande do Norte (1), Espírito Santo (1), Sergipe (1) e Piauí (1). O coeficiente de incidência da doença foi de 0,80 por 100.000 habitantes.

 

AÇÕES

Com a entrada de novos casos da doença no país, o ministério tem reforçado as ações de combate e prevenção da doença nos estados que estão com circulação ativa do vírus do sarampo. Neste mês, o Ministério da Saúde alertou os profissionais de saúde das redes pública e privada em relação à proteção e aos cuidados para evitar a propagação do sarampo nas unidades de saúde do país.

Entre as orientações está que todos os trabalhadores dos serviços estejam vacinados; além da necessidade da oferta de treinamentos periódicos, em relação a segurança e riscos biológicos no trabalho; e remanejamento das gestantes que prestam assistência diretamente aos casos suspeitos e que não têm comprovação prévia de vacinação. A orientação faz parte de um conjunto de recomendações enviadas para às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

Municípios brasileiros com surto ativo de sarampo (até 10/08/2019)

 

Unidade Federada

Município

São Paulo

Araçariguama

Arthur Nogueira

Atibaia

Barueri

Bauru

Caçapava

Caieiras

Cajamar

Campinas

Carapicuíba

Catanduva

Cotia

Diadema

Embu

Embu-Guaçu

Fernandópolis

Franca

Francisco Morato

Franco da Rocha

Guararema

Guaratinguetá

Guarulhos

Hortolândia

Indaiatuba

Itanhaém

Itapetininga

Itaquaquecetuba

Itu

Itupeva

Jacareí

Jaguariúna

Jales

Jandira

João ramalho

Jose Bonifácio

Jundiaí

Louveira

Macedônia

Mairiporã

Marília

Mauá

Meridiano

Mogi Das Cruzes

Olímpia

Osasco

Paulínia

Peruíbe

Piedade

Pindamonhangaba

Piracaia

Pirassununga

Poá

Praia Grande

Presidente Venceslau

Ribeirão Pires

Ribeirão Preto

Rio Grande Da Serra

Santo André

Santos

São Bernardo Do Campo

São Caetano Do Sul

São Carlos

São José Do Rio Preto

São José Dos Campos

São Paulo

Sertãozinho

Sorocaba

Sumaré

Suzano

Taboão Da Serra

Taubaté

Taquaritinga

Vinhedo

Votuporanga

Rio de Janeiro

Duque de Caxias

Paraty

Rio de janeiro

São João de Meriti

Bahia

Salvador

Paraná

Campina Grande do Sul

Espírito Santo

Cariacica

Rio Grande do Norte

Natal

Piauí

Campo Grande do Piauí

Maranhão

Vitorino Freire

Goiás

Alto Paraíso

Pernambuco

Recife

Caruaru

Sergipe

Estância

Informações: Prefeitura Municipal de Curitiba e Agência Saúde

Foto: Blog Saúde

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress