Logotipo

Coluna do Guru

Por Hedran Gebran, colunista político e jornalista.

Abertas as inscrições para Oficina de Educação Patrimonial

29 de janeiro de 2019

A Prefeitura de Paranaguá por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo abriu até 8 de fevereiro, as inscrições gratuitas para a Oficina de Educação Patrimonial – Memória e História, Arte e Arquitetura, passado e presente. Serão oferecidas turmas no período da tarde e a noite com 15 pessoas cada. Os dias de semana que contarão com as aulas serão divulgados em fevereiro.

As aulas serão ministradas pela professora Marcela Bettega, mestre em Desenvolvimento Territorial Sustentável pela Universidade Federal do Paraná – Campus Litoral, com pesquisa sobre o Centro Histórico de Paranaguá.

“Educação Patrimonial é uma prática de cidadania ativa, onde o espaço da cidade se torna protagonista”, destaca a professora. Para ela é um espaço de cidadania porque a cidade é o lugar de encontro de todas as pessoas e sua forma pode definir seus modos de ver, viver e de se relacionar. 

“A forma de Paranaguá, cidade com mais de quatro séculos de história tem muito a nos contar sobre o passado e pode ser uma ponte para imaginarmos um futuro comum”, observa Marcela Bettega. 

Para a mestre em desenvolvimento territorial Sustentável, a oficina propõe uma reflexão aprofundada sobre as questões patrimoniais no Brasil e no mundo sobre assuntos relacionados a paisagem urbana, baseando-se em documentos históricos e teóricos, imagens e saídas de campo. 

“Esta é uma oficina muito esperada e importante para Paranaguá. Os participantes poderão se aprofundar na história e arquitetura do Centro Histórico desta cidade tão rica em detalhes”, ressalta o secretário municipal de Cultura Harrison Camargo.

(Secom)

 

Fotos

Compartilhe