Coluna do Guru
Ontem, 14, pela manhã, encontrei o presidente do Sindicato dos Bancários de Paranaguá e região (que abrange os sete municípios do litoral) Samuel Ribeiro da Fonseca, Samuca, o qual…
GREVE DOS BANCÁRIOS
Foto 1 – Samuca
Ontem, 14, pela manhã, encontrei o presidente do Sindicato dos Bancários de Paranaguá e região (que abrange os sete municípios do litoral) Samuel Ribeiro da Fonseca, Samuca, o qual reafirmou que a categoria está unida e firme nas reivindicações desta campanha salarial, além disso, destacou que houve uma adesão maciça com 70% dos bancários em grave e 30% nas agências de conformidade com o que a legislação determina. A categoria está aguardando uma posição que deverá acontecer na tarde de hoje, e poderá decidir o futuro da greve. Nos resta ficar na torcida para que entrem em acordo, e que seja anunciado o fim da greve.
ELEIÇÃO PARA REITOR DA UNESPAR
Duas chapas concorrem em eleição para reitoria da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), a qual realiza, no dia 27 de setembro, a consulta acadêmica que vai definir o reitor e vice-reitor da instituição para o quadriênio 2017-2020. Na quinta-feira, 25, a comissão eleitoral publicou a homologação com as duas chapas inscritas.
Os candidatos a reitor e vice-reitor pela chapa Unespar de Todos Nós são os professores Antonio Carlos Aleixo e Sydnei Kempa, respectivamente. Pela chapa Unespar Integrada: pública, plural e democrática os candidatos são os professores Elias de Souza Júnior e Caio Manoel Nocko, para os cargos de reitor e vice-reitor.
Todas as informações sobre o processo eleitoral podem ser consultadas no endereço www.unespar.edu.br/eleicaoreitoria.
PARTICIPE DAS AÇÕES DO SANTUÁRIO DE SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS
O Santuário de São Francisco das Chagas está realizando uma rifa com o objetivo de prosseguir com os trabalhos de evangelização e restauração da Igreja, bem como os de promoção social. Colabore com R$ 5 e concorra a uma Fritadeira Elétrica e uma Cesta de Produtos da Natura. O sorteio será no dia 30/10, e correrá pela Igreja. Quem vender o maior número de rifas ganhará uma bela imagem de São Francisco de 60 cm. Interessados poderão procurar a secretaria da Igreja. Lembrando que na sexta-feira, 16, inicia o novenário em Louvor ao Padroeiro do Santuário.
DA SÉRIE MITOS ELEITORAIS
Dando continuidade à série de mitos que comumente aparecem no período eleitoral em correntes de e-mails e postagens nas redes sociais, segue mais um aspecto que é inteiramente falso: – Nas eleições municipais se 50% dos votos forem nulos, a eleição é anulada.
FALSO – Como apenas os votos válidos são considerados na contagem final, se a maioria dos eleitores votar nulo, todos esses votos serão descartados e ganhará o candidato com o maior número de votos válidos. Mesmo se mais de 50% dos eleitores votarem nulo, a eleição não é anulada. A confusão ocorre devido a uma interpretação equivocada do art. 224 do Código Eleitoral. A "nulidade" a que a legislação se refere diz respeito a votos tornados nulos por decisão judicial (devido à prática de abuso de poder político, por exemplo): "Art. 224. Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do País nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias."
Fonte: TRE-PR.
A responsabilidade de artigos assinados e as opiniões neles expressas não refletem necessariamente as opiniões deste portal.
A responsabilidade do autor se estende à correção ortográfica e demais regras gramaticais da língua portuguesa.
