conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Verão é época propícia para aumento de viroses em crianças no litoral

“No verão isso é muito comum acontecer, são as famosas viroses. Virose mesmo não é uma desculpa que um médico dá para atender seus filhos. As viroses existem e são um conjunto de doenças causadas por vírus determinados”, explica o médico

Publicado

em

Médico Jonathan Aredes explica o motivo da incidência e como se prevenir da doença que causa vômito, diarreia e desidratação

O calor intenso típico de Paranaguá e litoral do Paraná durante o verão gera, consequentemente, a aglomeração de pessoas em praias e piscinas e outros locais, o que cresce a circulação de vírus e micro-organismos. Com isso, consequentemente, há uma suscetibilidade de crianças a contraírem as chamadas viroses, que ocasionam vômito, diarreia, desidratação e até mesmo casos mais graves com necessidade de tratamento e medicação. O médico Jhonatan Aredes, clínico-geral e graduando em Pediatria, que atua na rede pública e privada de saúde, e também é influencer nas redes sociais, concedeu dicas de prevenção às viroses e explicou o motivo delas acontecerem.

Segundo o médico, várias crianças aparecem durante o verão com quadro de diarreia e vômito para seu atendimento. "No verão isso é muito comum acontecer, são as famosas viroses. Virose mesmo não é uma desculpa que um médico dá para atender seus filhos da forma que deveria. As viroses existem e são um conjunto de doenças causadas por vírus determinados", explica.

De acordo com o médico, as viroses são transmitidas pelos adenovírus e enterovírus. "Por isso causam vômito, diarreia, e as crianças ficam bem caidinhas, pois a doença acaba desidratando. Sobre isso, é bem interessante notar que no verão elas são comuns, vão acontecer, e são autolimitadas, ou seja, elas têm um período para começar e para ir embora", detalha, ressaltando que de três a cinco dias essas doenças já estão saindo do organismo da criança.

"No entanto, em alguns casos, quando a criança fica mais prostrada, desidrata mais, as dores são mais intensas, é interessante você levar a criança ao médico para dar uma avaliada, ver se não será necessária uma medicação ou um tratamento mais específico", diz Aredes.

PRAIAS E PISCINAS

Higiene contínua das crianças é essencial para a prevenção das viroses (Foto: Ilustração) 

O médico ressalta que caso os pais e responsáveis levem as crianças para praias, piscinas ou aglomerados de pessoas, onde são comuns troca de micro-organismos e vírus, é necessário estar atento com a contaminação em conjunto. "É necessário levar alimentos que você mesmo produz em casa e evitar comprar alimentos na praia, de ambulantes, pois às vezes você não tem certeza de como está sendo produzida esta comida", detalha.

"Há orientações básicas, como sempre deixar as crianças com roupas limpas, lavar as mãos delas constantemente e prezar para que os filhos obedeçam aos pais e mães na hora de curtirem o verão", finaliza o médico.

Publicidade










plugins premium WordPress