conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Vacina contra a dengue começa a ser disponibilizada na sexta-feira

Meta é vacinar mil pessoas até o dia 7 de dezembro, em Paranaguá

Publicado

em

A campanha para aplicação da terceira dose da vacina contra a dengue, que estava prevista para iniciar na quarta-feira, 7, em Paranaguá, será disponibilizada somente na sexta-feira, 9. O atraso foi justificado pela Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção por um treinamento aos profissionais que participam desta fase da campanha.

Desta vez, devem procurar pela vacina quem já tomou a primeira e a segunda doses e precisa completar a imunização e se proteger contra os quatro sorotipos da doença. Este é o quinto ciclo de vacinação contra a dengue pelo Governo do Estado que encerra no dia 7 de dezembro. A meta é imunizar mil pessoas de 9 a 44 anos em Paranaguá.

Uma videoconferência foi realizada na 1.ª Regional de Saúde, nesta semana, visando a repassar as informações sobre a campanha aos agentes de atenção primária. Desta forma, as doses, que são repassadas pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), já foram encaminhadas para as unidades básicas na quinta-feira, 8.

Segundo a Prefeitura de Paranaguá, todas as unidades básicas de saúde, incluindo as colônias, Ilha do Mel (Encantadas e Nova Brasília) e aquelas com horário estendido, terão a vacina para a população. Moradores em comunidades pesqueiras e outras ilhas que precisem ser imunizados serão atendidos pela equipe itinerante do Estratégia Saúde da Família (ESF). O calendário para aplicação será divulgado em breve.

INÍCIO

O Paraná começou a ofertar a vacina contra a dengue em agosto de 2016, época da pior epidemia, com o registro de mais de 56 mil casos e 63 óbitos por dengue. A estratégia atingiu mais de 300 mil pessoas que vivem nas cidades com grande magnitude de casos e epidemias repetitivas.

Dos 30 municípios elencados para receber a vacina, 24 vacinaram mais de 50% de seu público-alvo com as três doses, sendo que 10 cidades atingiram mais que 80% de cobertura. Em torno de 46% dos 308.918 paranaenses iniciaram seu esquema vacinal.

SITUAÇÃO EM PARANAGUÁ

Além de combater a doença, é preciso também combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Na próxima semana, o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, realiza uma coletiva de imprensa para anunciar as ações de combate à dengue em função da alta infestação constatada no município.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress