conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Unidade do Erasto Gaertner em Paranaguá recebe alvará de funcionamento

Unidade do Erasto Gaertner funcionará ao lado da sede administrativa da Secretaria de Saúde

Publicado

em

Unidade deve iniciar atendimento em meados de 2019 e atenderá pacientes locais em tratamento de câncer

A unidade avançada do Hospital Erasto Gaertner deu um passo decisivo durante esta semana para ser instalada em Paranaguá. O alvará de funcionamento provisório da unidade avançada já foi emitido, bem como o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), sendo que atualmente a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap), está dando andamento às licitações e todos os processos necessários para funcionamento do espaço, algo que deve ocorrer em meados de 2019. O espaço beneficiará pacientes locais em tratamento de vários tipos de câncer, com aplicação de quimioterapia e acompanhamento ambulatorial, sem necessidade de deslocamento até Curitiba e com tratamento humanizado.

"O alvará de funcionamento provisório da unidade avançada do Hospital Erasto Gaertner já foi emitido, bem como o CNPJ. Já foram deflagradas cinco licitações para equipar o espaço adequadamente e para se adequar às normas fixadas pelo hospital. Um dos processos licitatórios é para aquisição de equipamentos de tecnologia de informação, dois para compra de materiais diversos (incluindo móveis e demais utensílios) e também hospitalares e outro é específico para a questão da reforma", explica a Semsap.

Segundo o município, a partir da conclusão das licitações, haverá pedido para vistorias tanto do Corpo de Bombeiros como da Vigilância Sanitária. "Além disso será feito o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (determinação do Ministério da Saúde para todos os estabelecimentos que prestem algum tipo de assistência à saúde), bem como certificado junto aos conselhos regionais de Medicina (CRM), de Enfermagem (Coren) e de Farmácia (CRF). A previsão é que isso ocorra até meados de 2019", explica a assessoria.

“A instalação da unidade avançada do Hospital Erasto Gaertner é uma conquista muito importante para pessoas de Paranaguá que estão lutando contra o câncer. Esses pacientes vão poder contar com o carinho e apoio dos familiares, que estarão bem próximos, e isso faz toda a diferença no tratamento. Tivemos informação de que em Irati, que já recebeu uma unidade avançada, tem paciente que vai fazer o tratamento de bicicleta. Estamos fazendo tudo que é necessário para que nossa cidade seja beneficiada com essa unidade, que vai fazer história em Paranaguá”, afirma o prefeito Marcelo Roque.

“A instalação da unidade avançada do Hospital Erasto Gaertner é uma conquista muito importante para pessoas de Paranaguá que estão lutando contra o câncer", afirma o prefeito Marcelo Roque

SERVIÇOS QUE SERÃO OFERECIDOS NA UNIDADE

De acordo com a pasta de Saúde, na futura unidade avançada do Hospital Erasto Gaertner serão oferecidas aplicação de quimioterapia e acompanhamento ambulatorial, com realização de consultas. "Isso facilitará e dará mais qualidade de vida aos pacientes, que atualmente têm que subir a serra para tratamento em Curitiba, mesmo em condições adversas, já que muitos têm efeitos colaterais como vômito e enjoo, após a aplicação do medicamento", acrescenta a assessoria.

"A unidade avançada funcionará ao lado da sede administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, no centro de Paranaguá. Atualmente são transportadas cerca de 100 pessoas de Paranaguá para tratamento fora do domicílio, pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde. Os pacientes podem viajar com acompanhantes e também recebem café da manhã no Hospital João Paulo II, antes de seguir viagem para tratamento", complementa a Semsap.

“Estamos viabilizando tudo que é necessário para iniciar o funcionamento da unidade avançada do Hospital Erasto Gaertner em nossa cidade. As licitações estão sendo feitas em conformidade com as exigências feitas pelo próprio hospital. É uma alegria poder fazer parte dessa conquista, que vai trazer melhores condições de tratamento para pessoas que realmente precisam de atenção especial”, finaliza a secretária de Saúde e Prevenção, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

 

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress