conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Unidade de Coleta do Hemepar Paranaguá passa por reestruturação

Diretor da 1.ª Regional de Saúde de Paranaguá, José Carlos Abreu, fala de ações que compreendem reestruturação do espaço físico e de equipamentos

Publicado

em

O posto de coleta do Hemepar em Paranaguá está passando por reestruturação, que deve estar concluída nas próximas semanas. Por este motivo, durante alguns dias, foram paralisadas as coletas de sangue. 
O diretor da 1.ª Regional de Saúde de Paranaguá, que abrange os sete municípios do litoral paranaense, José Carlos Abreu, explica a atual situação da unidade. “O que está acontecendo nesse momento com a nossa unidade de coleta e transfusão de sangue e a nossa Agência Transfusional de Paranaguá, conhecida como Hemepar, é que tivemos uma inspeção da Vigilância Sanitária, no mês de novembro de 2018, ainda, e foi identificada a necessidade da tomada de algumas medidas para assegurar a qualidade do sangue distribuído para a população do litoral”, explica o diretor, informando que recebeu o relatório no início de sua gestão, que aconteceu no mês de março. “Levei ao secretário que firmou uma posição, que sobre qualquer risco, não deixaria a unidade permanecer em funcionamento, porque reconhece primeiro que doação é um ato de generosidade humana e de que nós temos total responsabilidade de manter esse sangue de uma forma adequadamente conservada para transfundir este sangue com muita qualidade e segurança para os pacientes. E aquele relatório que nos foi apresentado não nos garantia tudo isso. Em função disto, trouxemos aqui para Paranaguá toda a equipe técnica da Vigilância Sanitária estadual, trouxemos o Hemepar com toda a sua equipe técnica e fizemos uma avaliação dos diversos pontos que poderiam, de alguma forma, se não tratados, comprometerem a qualidade deste sangue. Em função do exposto, tivemos que fechar essa unidade, pois são necessárias algumas mudanças físicas dentro da unidade e a escalação dos novos equipamentos”, completa. 

Objetivo das melhorias é adequação dos serviços e atender aos doadores 

Ele ressalta que existe um empenho de todos para que, de forma muito rápida, as melhorias se concluam ainda nesta semana. “Eu peço a paciência de todas as pessoas que moram em Paranaguá para que neste momento entendam que não é possível ainda nesta semana fazer a coleta, mas vamos estar de portas abertas, recebendo estas generosas pessoas todos os dias do ano”, destaca Abreu. 
Quanto ao estoque de sangue, para este período que a Unidade de Paranaguá está sendo reestruturada, o diretor enfatizou que todas as medidas foram tomadas. “A primeira medida tomada foi a de garantir que os estoques poderiam suprir todas e quaisquer necessidades de pacientes que chegassem ao hospital. Nos foi dado primeiro tranquilidade, porque havia estoque suficiente de sangue para atender os pacientes. Nós temos a segurança que os estoques hoje são os suficientes para atender. Então pediria às pessoas que continuem este espírito de solidariedade humana e de generosidade e continuem a nos procurar e fazer as doações”, enfatiza Abreu, informando também que para atender aos doadores, neste breve período, algumas turmas estão sendo formadas para serem levadas a Curitiba para a coleta de sangue. 
Os atendimentos da unidade devem voltar à normalidade nas próximas semanas. “Nós pretendemos ainda nesta semana terminar os treinamentos para adequação de algumas novas normas que foram implantadas no sistema de gestão do sangue e estamos aproveitando o momento para fazer algumas alterações na planta elétrica da unidade para que permita que sejam instalados alguns equipamentos em uma voltagem diferente, para que tenhamos um rendimento nos processos de fracionamento e tratamento deste sangue. Então a nossa preocupação é que tudo isso transcorra o mais rápido possível e acreditamos que nas próximas semanas estes assuntos estarão superados e toda a população vai poder ser atendida com segurança”, finaliza, colocando-se à disposição da população para prestar qualquer esclarecimento.
A UCT do Hemepar Paranaguá está localizada na Avenida Gabriel de Lara, 481 – telefone (41) 3420-6663. 

ESTADO

Em janeiro deste ano, o número de doações de sangue cresceu em todo o Paraná nas duas primeiras semanas deste ano, informa o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). De acordo com o farmacêutico Paulo Hatschbach, que atua no órgão, o aumento começou ainda nos feriados de final de ano, quando foi feito um apelo à população para que não deixasse de doar. “E os doadores corresponderam”, afirma.
Nos primeiros quinze dias de janeiro as doações chegaram a 6.502 em todo Estado. No mesmo período do ano passado, o número havia sido de 6.314 doações – uma alta de 3,9%. O ideal para manter os estoques são 16 mil doações por mês. 

QUEM PODE DOAR

Qualquer pessoa entre 16 e 69 anos, em bom estado de saúde e com mais de 50 quilos, pode doar. Menores de idade precisam ter autorização e a presença do responsável legal. Os homens podem doar sangue quatro vezes por ano, com intervalos de 60 dias, e as mulheres três vezes em um ano, com intervalos de 90 dias.
 

Publicidade










plugins premium WordPress