conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Sesa apresenta novo boletim da dengue, zika e chikungunya

Prefeitura firmará convênio com Nasa para combater Aedes Aegypti

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apresentou, na terça-feira, 4, o novo Boletim Epidemiológico de casos e notificações de dengue, zika e chikungunya. Conforme o informativo, pela 1.ª Regional de Saúde que corresponde aos sete municípios do litoral, houve o registro de 3.360 notificações e 36 casos autóctones de dengue. Destes, 35 casos foram em Paranaguá e um em Guaratuba.

Com relação aos casos de chikungunya, o boletim apresenta 25 notificações e dez casos autóctones confirmados em Paranaguá, um importado em Pontal do Paraná, além de uma notificação em Matinhos, duas em Guaratuba e outra em Pontal do Paraná. Sobre zika vírus, foi confirmado um caso autóctone em Paranaguá e houve quatro notificações.

 

CONVÊNIO

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, recebeu esta semana, em seu gabinete, representantes do projeto Globe Brasil, uma parceria inédita entre a Nasa, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Agência Espacial Brasileira (AEB) envolvendo professores e alunos de escolas públicas de Paranaguá e do litoral na coleta de dados para combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da febre amarela urbana, dengue, zika vírus e chikungunya. O programa consiste na disponibilização de um aplicativo gratuito para celular, com kits de coleta e análise do vetor, em que é possível cadastrar pontos de proliferação em tempo real de todo o município por meio de celular por estudantes e educadores de escolas públicas e da UFPR. O prefeito iniciou diálogo para expandir o programa por meio de convênio com o município para agentes da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção.

 

Publicidade










plugins premium WordPress