Logotipo

Programa Saúde Corporativa leva prevenção às empresas de Paranaguá

03 de fevereiro de 2019

Unimed realiza o projeto na empresa Centro Sul visando ao bem-estar dos funcionários

Compartilhe

Em parceria com a Unimed Paranaguá, a Centro Sul Serviços Marítimos implantou o Programa Saúde Corporativa aos cerca de 200 colaboradores, que atuam em funções da área operacional, de manutenção e administrativa. O objetivo é alertar para a importância de prevenir doenças, tratar as que já existem e oferecer uma melhor qualidade de vida.

O programa ocorre através de ações na saúde preventiva dos colaboradores. A técnica em Segurança e supervisora de Qualidade da Centro Sul, Heloisa Oliveira, contou que o programa começou efetivamente em janeiro deste ano. Segundo ela, é importante valorizar o trabalho dos colaboradores. “Os gestores da empresa investem em seus funcionários, demonstrando preocupação e cuidado com sua saúde e qualidade de vida, estes passam a se sentir satisfeitos, seguros e a confiar mais na empresa onde trabalham. Afinal, eles perceberão que a empresa os valoriza como pessoas e, não apenas, como uma força de trabalho”, evidenciou Heloisa.

De acordo com Heloisa, o programa de saúde tem como objetivo acompanhar os colaboradores que apresentarem alguma alteração nos exames.

“A Unimed, através de um profissional capacitado, já fez contato com os colaboradores que por ventura a aferição da pressão  arterial e/ou glicose tenha dado alterado no momento do teste e informou que essa pessoa poderá realizar um acompanhamento com especialistas sem custo para investigar o motivo daquela alteração. Com isso, o colaborador conseguirá antecipar problemas maiores no futuro e a empresa, por sua vez, consegue diminuir o absenteísmo”, contou Heloisa.

SAÚDE OCUPACIONAL

O engenheiro de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional da Centro Sul, Lucio Samaniego Flores, disse que também são realizadas outras ações em paralelo, como as palestras específicas mensais por profissionais habilitados sempre no caráter preventivo realizadas no ambiente de trabalho do funcionário. Assim como exames que são realizados periodicamente.

“A empresa investe, em caráter preventivo, em três pilares: exames ocupacionais obrigatórios; medicina preventiva (glicose / pressão), com acompanhamento especializado do funcionário; e palestras preventivas motivacionais de conscientização ao longo do ano”, descreveu Lucio, complementando que todas as atividades são monitoradas e acompanhadas por indicadores e profissionais da área de saúde especializados.

SAÚDE EM PRIMEIRO LUGAR

Segundo informações da enfermeira do Trabalho na Unimed de Paranaguá Cooperativa de Trabalho Médico, Cecilia Carolina Lopes Ferreira, o programa acontece nas principais empresas que tenham convênios com a Unimed.

“Este já é o segundo ano que realizamos o programa na Unimed Paranaguá. Nossa intenção é ir até a empresa e realizar um questionário de avaliação de saúde, também verificamos pressão arterial e glicemia e, com isso, traçamos um perfil dos colaboradores da empresa para poder traçar metas anuais de prevenção em saúde”, afirmou Cecília.

Além disso, é possível captar algumas doenças crônicas como diabetes pressão alta, alteração no colesterol para um posterior acompanhamento ambulatorial. “Os resultados são maior número de colaboradores com doenças sendo acompanhados. Evita o absenteísmo na empresa e afastamentos, a pessoa evita comorbidades e sequelas graves das doenças e a Unimed ganha a fidelidade do usuário e o vínculo com o médico assistente”, concluiu Cecília.


Colunistas