conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Prefeitura de Paranaguá realiza campanha de prevenção ao câncer bucal

Dentista Laurindo Moraes Sasi representou o Hospital Erasto Gaertner.

Publicado

em

Na terça-feira, 26, aconteceu a 2.ª campanha de prevenção e diagnóstico de câncer bucal. O evento foi realizado das 9h às 17h, na Praça Almirante Tamandaré. 
No local, foram realizados exames no Odontomóvel, além de distribuição de panfletos sobre as formas corretas de prevenção à doença. A campanha foi aberta com a presença de autoridades ligadas à saúde municipal e ao Hospital Erasto Gaertner.
De acordo com o médico Laurindo Moraes Sasi, o qual é cirurgião bucomaxilofacial do Hospital e há 31 anos atua na prevenção da doença, houve uma redução de casos de câncer bucal nos últimos anos em função da proibição das propagandas de cigarro. “Hoje podemos comprovar isso através das estatísticas entre tabagistas e etilistas, que são hábitos ligados diretamente com os casos de câncer bucal. No Brasil em 2013 nós tivemos em torno de 14 mil casos de câncer 44% de óbitos.  Muitos pacientes procuram tratamento quando a doença está em um estágio avançado. Nosso objetivo é reverter esse quadro, por isso atuamos na prevenção”, explicou. 

Secretária de Saúde, Lígia Regina, anunciou que os trabalhos preventivos serão estendidos também nas escolas

A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, participou da abertura da campanha representando o prefeito Marcelo Roque.  Ela ressaltou que em 2018 a campanha foi um sucesso. “Estamos realizando a segunda campanha para expandir essas ideias preventivas. A diferença é que nós estamos utilizando neste ano o nosso Odontomóvel e vamos começar a ir às escolas juntamente com a equipe da Secretaria de Saúde em conjunto com a Educação. Nós vamos fazer o trabalho preventivo com as crianças porque nossa meta é cárie zero”, destacou.

O QUE É CÂNCER DE BOCA?

O câncer de boca afeta os lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca devem ser observados gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas), além da região embaixo da língua. O câncer do lábio é mais comum em pessoas brancas e ocorre mais frequentemente no lábio inferior. A estimativa de novos casos de câncer de boca para 2018, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é de 14,7 mil, sendo 11,2 mil homens e 3,5 mil mulheres.

PREVENÇÃO

O câncer de boca acomete mais os homens acima dos 40 anos. Um pequeno grupo de pacientes mais jovens, não tabagistas e não alcóolicos, pode desenvolver a doença. Pesquisas têm buscado respostas na biologia-molecular para a incidência neste grupo. Porém, ainda não há resposta sobre o assunto. É uma doença que pode ser prevenida de forma simples, desde que seja dada ênfase à promoção à saúde, ao aumento do acesso aos serviços de saúde e ao diagnóstico precoce.

HÁBITOS SAUDÁVEIS 

Abstenção de fumo e bebidas alcoólicas, dieta rica em alimentos saudáveis, boa higiene oral, e outras atitudes como estas diminuem as chances de desenvolver a maioria das doenças malignas, inclusive os tumores na boca, que são os mais comuns tipos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a prevenção pode ajudar a reduzir a incidência de câncer em até 25% até 2025.
 

Publicidade










plugins premium WordPress