conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Prefeito Marcelo Roque entrega dois novos ônibus para transporte de pacientes de Paranaguá

Prefeito, secretária de Saúde e autoridades presentes no evento entregaram os veículos na tarde de quarta-feira, 28

Publicado

em

Veículos serão utilizados em prol da saúde da população e foram adquiridos por emenda parlamentar da deputada federal Cristiane Yared

Na tarde de quarta-feira, 28, o prefeito Marcelo Roque realizou a entrega de dois novos ônibus para transporte de pacientes para tratamento médico em Curitiba e municípios da Região Metropolitana (RMC). A solenidade aconteceu em frente à Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap). A responsável pelas emendas parlamentares que possibilitaram adquirir os dois novos veículos foi a deputada federal Christiane Yared. Cada um dos veículos, que totalizaram um investimento de cerca de R$ 470 mil, possui capacidade para transporte de até 24 passageiros.

[videoyoutube]MDhEVsonrvg[/videoyoutube]

A Semsap transporta mais de 150 pacientes e acompanhantes diariamente para tratamento fora do domicílio (TFD), sendo que os dois novos ônibus irão colaborar com esta logística. Esses cidadãos buscam atendimentos médicos especializados, quimioterapia e radioterapia para pacientes com câncer, bem como exames de média e alta complexidade que não são oferecidos na rede pública de Paranaguá atualmente.

“Ficamos felizes porque são dois ônibus importantes, levamos aproximadamente 150 pessoas todos os dias para a capital”, frisou o prefeito Marcelo Roque

O prefeito Marcelo Roque destacou o investimento em prol da saúde pública e agradeceu à deputada as emendas parlamentares que trouxeram os dois novos ônibus. “Parabenizo a deputada por essa verba importante, essa é a primeira vez que o município recebe uma verba 100% do Governo Federal, porque sempre há a contrapartida do município ou do Estado. Ficamos felizes porque são dois ônibus importantes, levamos aproximadamente 150 pessoas todos os dias para a capital para fazer o tratamento fora do domicílio e esses veículos vêm em boa hora para que se faça duas viagens, uma de manhã outra à tarde. É difícil as pessoas saíam de manhã e tinham que esperar até 18h para voltar”, disse o prefeito.

O prefeito ainda destacou o trabalho da equipe que fez a licitação, que tira esses benefícios do papel. “Só do município são quase cinco milhões em veículos que nós investimos, em dois anos e meio. Licitamos também ambulâncias para o Samu. É um conjunto de muitos benefícios aos nossos moradores em Paranaguá”, salientou o prefeito Marcelo Roque.

MAIS COMODIDADE AOS PACIENTES

Secretária municipal de Saúde, Ligia Regina de Campos Cordeiro, afirmou que o município supre a necessidade de pacientes que precisam de tratamento em Curitiba e Região Metropolitana

A secretária municipal de Saúde, Ligia Regina de Campos Cordeiro, lembrou que são cerca de 150 pessoas que utilizam o serviço e que terão mais comodidade a partir de agora. “No caso de uma pane em um dos veículos, os pacientes não vão precisar esperar por muito tempo. Já há uma situação fragilizada, porque ninguém vai a Curitiba fazer tratamento porque gosta, vai porque precisa. Alguns desses tratamentos a gente ainda não dispõe em Paranaguá, mas estamos trabalhando para que boa parte aconteça, a exemplo da nossa unidade do anexo do Hospital Erasto Gaertner. Tem a nossa fundação também pela qual poderemos atender várias especialidades. Não vamos conseguir atender todas, mas uma grande parte para que a nossa população se mantenha na cidade”, explicou Lígia.

Dois ônibus entregues levarão pacientes de Paranaguá para tratamento em Curitiba e Região Metropolitana

Até então, para atender o transporte de pacientes para tratamento médico a Curitiba e municípios da Região Metropolitana (RMC), o município contava com um ônibus locado e outros dois próprios. “Ainda temos vans e as ambulâncias, lembrando que cada paciente tem a sua regularidade. Nem sempre o paciente pode ir de ônibus, tendo que ir com ambulância ou veículo comum, em razão da imunidade ou os autistas, por exemplo, que têm resistência, às vezes, a alguma companhia. Há pessoas diferentes, com necessidades diferentes que demandam de apoio do Poder Público”, concluiu a secretária de Saúde.

Cada um dos veículos, que totalizaram um investimento de cerca de R$ 470 mil, possui capacidade para transporte de até 24 passageiros

Publicidade










plugins premium WordPress