Logotipo

Paranaguá terá Dia D de Vacinação contra o sarampo no sábado

17 de outubro de 2019

Dia D acontece no sábado por ser um dia em que pais e responsáveis estão de folga e podem levar filhos para se vacinarem

Compartilhe

21 unidades básicas de saúde estarão abertas das 8h às 17h para imunizar crianças de seis meses a cinco anos incompletos

No sábado, 19, a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap), realiza o Dia D de Vacinação contra o sarampo no município, fazendo parte da intensificação da campanha na data em questão, determinada pelo Ministério da Saúde (MS) em todo o Brasil. Segundo o município, todas as 21 unidades básicas de saúde de Paranaguá estarão de portas abertas durante todo o dia, das 8h às 17h, para imunizar crianças de seis meses a cinco anos de idade incompletos que fazem parte do público-alvo da campanha nesta primeira etapa. 

“Pedimos que os pais ou responsáveis pelas crianças de seis meses a cinco anos incompletos aproveitem essa oportunidade no sábado. Vacinar é um ato de amor, que protege a futura geração. As unidades básicas de saúde estarão com as portas abertas para atender a população”, afirma o prefeito Marcelo Roque. 

A secretária municipal de Saúde e Prevenção, Ligia Regina de Campos Cordeiro, afirma que a prefeitura está preocupada com o crescente avanço do sarampo no Paraná. “Não podemos permitir que essa doença volte para nossa cidade. Temos uma forma eficaz e segura de proteger nossa população com essa vacina. Teremos no Dia D uma grande oportunidade para vacinar as crianças”, completa. 

SÁBADO E FOLGA DOS PAIS E RESPONSÁVEIS

Segundo a assessoria da prefeitura, o Dia D acontecerá no sábado por ser um dia em que pais e responsáveis estão de folga. “Por isso, se não houve tempo para ir a uma unidade de saúde para vacinar a criança terá esta possibilidade. Vale lembrar que a vacina é a única forma de prevenir o sarampo. A tetra viral (dose que está sendo aplicada) protege ainda contra a caxumba, rubéola e varicela). Também há aplicação da tríplice viral, que só não inclui a varicela”, explica. 

CAMPANHA NACIONAL

“Lançada no início deste mês, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo prioriza dois grupos. O primeiro vai de 7 a 25 de outubro e imuniza crianças de 6 meses a menores de 5 anos, com o dia D de vacinação em 19 de outubro. Já o segundo grupo, previsto para iniciar em 18 de novembro, será direcionada para adultos entre 20 e 29 anos que ainda não atualizaram a caderneta de vacinação”, informa o Ministério da Saúde.

Segundo a assessoria do MS, a meta é vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões de adultos. “Para viabilizar a ação, o Ministério da Saúde garantiu a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos. Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios”, finaliza.

VINDA DO SECRETÁRIO 

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, virá a Paranaguá acompanhar o andamento da campanha de vacinação contra o sarampo na sexta-feira, 18, às 9h30, na unidade de Saúde do Leblon.


Com informações do Ministério da Saúde
 


Colunistas