conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Paranaguá: Suspeitas de Coronavírus serão encaminhadas à unidade da Serraria do Rocha

Unidade conta com aparelho de raio-x, bem como equipes médicas preparadas para atender e isolar pacientes com suspeita da Covid-19

Publicado

em

Município proibiu eventos com mais de 50 pessoas, incluindo bares, restaurantes e outros estabelecimentos privados

Na segunda-feira, 16, a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap), anunciou a definição da Unidade Básica de Saúde "Domingos Lopes do Rosário", na Serraria do Rocha, como exclusiva para atendimento de pacientes com suspeita de Coronavírus no município. O espaço, localizado na Rua Barão do Amazonas, 375, conta com um aparelho de Raios-X e uma equipe de funcionários pronta para atender possíveis ocorrências da doença, com foco no isolamento de pacientes com a Covid-19 e desafogo do sistema de saúde do município.

"A orientação é para que o cidadão com sintomas (febre, coriza, dor de garganta, tosse, dificuldade para respirar) busque primeiramente a unidade de saúde próxima a sua casa. O médico dessa unidade avaliará o quadro e verificará se há a necessidade de encaminhá-lo para a unidade da Serraria do Rocha. O encaminhamento será realizado por meio de veículo próprio do município", explica a Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a Semsap, o objetivo é que haja um espaço direcionado apenas para atendimento dos pacientes com suspeita de Coronavírus. "Isso desafogará locais como a UPA, por exemplo, que atende urgências e emergências", explica. "Um dos motivos para a unidade ser a escolhida é que ela já conta com aparelho de Raios-X. No local permanecerão enfermeiras, médicos, técnicos em enfermagem, entre outros profissionais concentrados nesse tipo de atendimento", complementa.

Contratação emergencial de médicos

Segundo o município, será feita a contratação emergencial de médicos e outros profissionais de saúde, bem como aquisição de álcool em gel para distribuição à população. "A vacinação da gripe terá calendário antecipado. A equipe do Samu realizará curso de capacitação para as equipes da rede municipal. A Secretaria Municipal de Saúde realizará a implementação de equipes móveis para atendimento de idosos portadores de doenças imunes e pacientes com comorbidade, em todos os distritos sanitários, a partir do dia 17 de março. Também para evitar o deslocamento às unidades básicas de saúde será feita a entrega de medicamentos de uso contínuo direto na casa destes pacientes", informa a Semsap.

“Essas medidas são importantes para proteger nossa população. Não temos caso suspeito do Covid 19 em nossa cidade, mas temos que nos prevenir o quanto antes. É importante que nossos cidadãos também façam sua parte”, afirma a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro. De acordo com a pasta, outro ponto importante será o reforço na higienização dos veículos de transporte coletivo, bem como distribuição de álcool em gel a passageiros e motoristas.

Proibição de eventos em locais com mais de 50 pessoas

Segundo a secretaria, seguindo o Decreto N.º 1909/2020, estão suspensos por 15 dias eventos e atividades em locais fechados com aglomeração que seja superior a 50 pessoas, sejam eles governamentais, esportivos, culturais, políticos, científicos, comerciais e outros, sob responsabilização, nos termos legais. Segundo o município, esta proibição se aplica também a bares, restaurantes e outros estabelecimentos. "A prevenção é relevante, por isso, a medida cabe também a locais com eventos privados", finaliza.

 

Com informações da Prefeitura de Paranaguá

Publicidade










plugins premium WordPress