conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Paranaguá saiu da 7.ª para a 50.ª posição nacional em número de casos de HIV

Dia Mundial de Luta contra a Aids acontece no dia 1.º de dezembro

Publicado

em

Paranaguá já se destacou de forma negativa quanto ao número de casos de HIV no Brasil. Ocupando antes o 7.º lugar no ranking de incidência, hoje está na 50.ª posição, entre 2013 e 2017. Entre 2012 e 2016, o município esteve em 32.º lugar no ranking. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) vem prestando serviços aos moradores que desejam realizar o teste e também oferece tratamento para aqueles que possuem o vírus.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem conseguido diminuir a taxa de mortalidade pela doença nos últimos quatro anos, passando de 5,7 por 100 mil habitantes em 2014 para 4,8 óbitos em 2017. São 30 anos de luta contra o HIV e Aids, por meio da instituição do Dia Mundial de Luta contra a Aids. A data foi criada em 27 de outubro de 1988 pela Assembleia Geral da ONU e a Organização Mundial de Saúde, cinco anos após a descoberta do vírus causador da Aids, o HIV.

A Prefeitura de Paranaguá, por meio do CTA, tem realizado, nesta semana, ações preventivas para conseguir aumentar a realização de testes rápidos, que são oferecidos no Hospital João Paulo II, localizado no bairro Vila Divineia. “Todos os esforços da equipe estão concentrados também no combate à discriminação, o que acaba gerando obstáculos para a prevenção, detecção, tratamento e o cuidado com a doença”, informou em nota a Prefeitura de Paranaguá.

Medicação é fornecida, gratuitamente, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) (Foto: Prefeitura de Paranaguá)

O município possui 4.620 pacientes cadastrados no serviço. “Todos os esforços no enfrentamento do HIV são prejudicados pelo estigma, o que faz com que muitas pessoas tenham medo de procurar o serviço, informações ou métodos de reduzir a infecção”, explicou a coordenadora do CTA, a enfermeira Carla Neri.

 

ONDE FAZER O TESTE

A população de Paranaguá pode realizar o teste no CTA, localizado no Hospital João Paulo II, até o dia 4, terça-feira. “Isso é muito importante para iniciar o tratamento, em caso de ser positivo, e ainda eliminar o risco de transmissão para outras pessoas”, orientou a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

O atendimento ocorre das 8h às 11h e das 13h às 15h, e também à noite, das 18h às 21h. O cidadão deve levar apenas um documento com foto. “Saber se está infectado é muito importante e determinante para a qualidade de vida do paciente. Por isso focamos na testagem. Estamos à disposição de todos e faremos o melhor acolhimento possível em nossa estrutura, que conta, inclusive, com acompanhamento psicológico”, declarou Carla Neri.

Com informações do Ministério da Saúde e Prefeitura de Paranaguá

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress