conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Paranaguá contará com testes rápidos para febre amarela

Ações estão ocorrendo para evitar que a doença chegue ao município

Publicado

em

A Febre amarela chegou ao Paraná, contudo em Paranaguá ainda não foi registrado nenhum caso da doença, seja autóctone ou importado. A Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde estão tomando algumas medidas para tentar evitar que a doença chegue ao município. De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde do município, Juliana Queiroz, algumas ações estão sendo tomadas. “Estamos estudando alguns métodos estratégicos para evitar que a febre amarela entre no município”, garantiu.

A profissional explicou que a preocupação é receber de outro local que já contenha a doença, um paciente que esteja acometido de febre amarela e, ao chegar em Paranaguá, tenha contato com o Aedes Aegypti ou Albopictus (transmissores da doença) e este mosquito comece a transmitir a febre amarela na cidade. “Nossa outra preocupação é de que o mosquito já contaminado entre em Paranaguá. São os casos importados que podem vir também através do vetor”, informou Juliana. “Estamos estudando estratégias para conseguir controlar essa situação e não permitir que a febre amarela chegue a Paranaguá”, reforçou.

 


Vacinação contra a febre amarela acontece nas unidades de saúde

 

Uma das grandes preocupações é devido ao fato de Paranaguá receber pessoas de todo o mundo. “Devido ao porto, Paranaguá faz fronteira com o mundo então nossa preocupação é muito grande com relação a essas doenças de países tropicais”, destacou.

 

TESTES RÁPIDOS

Além de ações para minimizar os riscos da doença chegar na cidade, o município receberá testes rápidos. “Já visando essa situação e o prefeito Marcelo Roque também muito preocupado com a possibilidade da chegada da doença, já iniciamos a compra dos testes rápidos de dengue, zika e chikungunya, e foi incluído o da febre amarela”, informou. “Devemos ter em breve esses testes, e isso é algo importante porque temos a sintomatologia muito semelhante causadas por essas doenças como dores no corpo, fraqueza, entre outros sintomas. A diferença é que a febre amarela pode fazer uma icterícia muito rápido, essa é a diferença mais aparente entre essas doenças”, explicou.

A profissional frisou que é importante contar com o teste rápido para que seja possível fazer o quanto antes o isolamento, ter certeza de qual doença estão lidando.

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress