conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Mutirão de vacinação acontece hoje e amanhã

Vacina será aplicada na quarta-feira, 4, no Senac e na quinta-feira, 5, no Sesc.

Publicado

em

Nos dias 4 e 5 de março, acontece o mutirão de vacinação contra o Sarampo em Paranaguá. Trata-se de uma ação conjunta entre o Sesc, Senac, 1.ª Regional de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.

A vacina será aplicada na quarta-feira, 4, na unidade do Senac e na quinta-feira, 5, no Sesc. O mutirão será aberto ao público (5 a 59 anos), das 8h às 17h, e quem for receber a vacina deve estar portando a carteira de vacinação e documento de identidade.

De acordo com Joel Viana, gerente da unidade do Sesc Paranaguá, trata-se de uma ação que vem a somar com as atividades que estão sendo realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde, a qual está engajada na luta contra o Sarampo. 

O Paraná confirmou mais 25 casos da doença em uma semana. A informação foi divulgada pelo boletim epidemiológico na quinta-feira, 20, mostrando que o número subiu de 850 para 875. A campanha de vacinação continua, sendo voltada a atender diferentes públicos, mas priorizando os jovens.

Permanecem em investigação 1.740 casos e 454 foram descartados. Este monitoramento registra as ocorrências a partir de agosto de 2019. “Estamos em plena campanha nacional de vacinação contra o Sarampo, focando especialmente os jovens, mas imunizando também de forma seletiva, de acordo com o histórico vacinal, todo o público de cinco até 59 anos”, afirma o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

A atual campanha começou no dia 10 de fevereiro e segue até o dia 13 de março. O Paraná recebeu do Ministério da Saúde 1,2 milhão doses da vacina.

Sarampo

Trata-se de uma doença infecciosa, altamente contagiosa e pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. É transmitida por um vírus por meio da fala, tosse, espirro e respiração. O sarampo ocasionar complicações como meningite, encefalite e pneumonia.

Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), outros sintomas como cefaleia, indisposição e diarreia também podem ocorrer.

Publicidade










plugins premium WordPress