Logotipo

Municípios do litoral se mobilizam para vacinação contra febre amarela

02 de fevereiro de 2019

Guaraqueçaba e Antonina terão unidades de saúde abertas no sábado, 2

Compartilhe

Os municípios do litoral do Paraná estão se mobilizando para vacinar a população contra a febre amarela. Diversos esforços têm sido realizados para que os moradores sejam imunizados. O munícipio de Antonina, por exemplo, tem realizado busca ativa nos bairros e regiões mais afastadas, além de disponibilizar uma equipe para vacinar trabalhadores do comércio no local de trabalho. Paranaguá já aplicou mais de cinco mil vacinas desde a confirmação de um caso de febre amarela no litoral.

Unidades de saúde reabrem na segunda-feira, 4, em Paranaguá

PARANAGUÁ

Em Paranaguá, as unidades de saúde ficarão fechadas no sábado e domingo, dias 2 e 3, e reabrem na segunda-feira, 4, para vacinação contra a febre amarela. Todas as unidades básicas de saúde em Paranaguá oferecem a vacina, das 8h às 17h, e também naquelas que funcionam com horário estendido, das 18h às 23h: Alexandra, Ilha dos Valadares (Rodrigo Gomes), Jardim Iguaçu, Vila Divineia, Vila Garcia, Serraria do Rocha e Gabriel de Lara.

A Secretaria Municipal de Saúde está focando no combate à febre amarela na zona rural. Em Alexandra, colônias, ilhas e comunidades marítimas, por serem regiões de mata, a vacinação está sendo intensificada.

De quarta-feira, 23, até 30 de janeiro, foram imunizadas em Paranaguá 5.186 pessoas, conforme dados do Departamento de Epidemiologia. Somente na quarta-feira, 30, foram aplicadas 1.195 doses. A secretaria informou que está levantando as informações de quem já se vacinou para incluir em sistema do Ministério de Saúde.

No posto de saúde em Guaraqueçaba, localizado no centro, haverá vacinação contra febre amarela no sábado, das 8h às 17h

GUARAQUEÇABA

No posto de saúde em Guaraqueçaba, localizado no centro, haverá vacinação contra febre amarela no sábado, das 8h às 17h.

MORRETES

A prefeitura de Morretes tem disponibilizado a vacina aos moradores e reforça a necessidade de imunizar aqueles que residem em áreas rurais. Além disso, ressalta que nos meses de fevereiro e março do ano passado as equipes de saúde realizaram quatro mutirões na zona rural para orientar, caso fosse encontrado algum macaco morto e verificar a situação vacinal dos moradores.

ANTONINA

Em Antonina, as equipes de saúde aplicarão a vacina em todas as unidades, das 9h às 14h, no sábado, 2. Após a hospitalização de um dos seus moradores, o município intensificou as ações realizando busca ativa daqueles que ainda não se imunizaram e também estão conscientizando moradores que residem em áreas rurais.

Para auxiliar no trabalho, foi criado o Disk Vacina, um canal de atendimento para dúvidas, informações e agendamento de empresas que queiram vacinar os funcionários. O número é o (41) 98534-0849.

GUARATUBA

A Prefeitura de Guaratuba também intensificou o trabalho de vacinação de seus munícipes. De acordo com nota enviada à imprensa, a vacina contra febre amarela está disponível em todas as unidades básicas de saúde. A orientação é para procurar a mais próxima de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.

Além disso, a prefeitura tem adotado a busca ativa de pessoas que não foram imunizadas, com equipes da Estratégia da Saúde da Família.

“Uma das preocupações é com novos moradores originários de cidades que não têm uma cobertura vacinal tão ampla quanto Guaratuba”, informou em nota a Prefeitura de Guaratuba.

Assim como em Morretes, Guaratuba também realizou mutirões de imunização contra a doença, no ano passado, em áreas urbanas e rurais. Outras ações estão programadas para este ano.


Colunistas