conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Medidas preventivas contra a dengue são reforçadas em todo Estado

O boletim semanal destaca que 10 municípios estão em situação de epidemia (Foto: SESA)

Publicado

em

Governo do Estado faz uma grande campanha de orientação e prevenção

O boletim semanal epidemiológico divulgado na terça-feira, 10, pela Secretaria da Saúde do Paraná registra 2.631 casos confirmados de dengue no Estado, 762 a mais que na semana anterior. A Sesa informa que o aumento de 40,77% se deve, principalmente,  ao acúmulo de dados de duas semanas por problemas no sistema de informação de algumas Regionais de Saúde.

“É um número preocupante, muitas cidades vivem epidemia de dengue e só com a participação da população vamos reduzir estes casos. O Governo do Estado faz uma grande campanha de orientação e prevenção, além de atividades como palestras informativas e ações de campo em busca de criadouros em todos os municípios”, informou o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

A SESA aguarda para a publicação em boletim a confirmação do segundo caso de morte por dengue no município de Nova Cantu, na região Centro-Oeste. 

Uma força-tarefa, com profissionais da Vigilância da SESA, de Nova Cantu e de municípios vizinhos, realizam busca ativa de criadouros. A cidade, com cerca de 7 mil habitantes, tem 283 casos confirmados de dengue. A operação reforça a orientação sobre a limpeza de casa em casa para a eliminação dos focos. Muitos criadouros estão sendo encontrados em fossas e poços desativados, locais que acumulam água parada e, consequentemente, se transformam em grandes criadouros de mosquito.

A SESA  destaca ainda (Nota Técnica  07/CVIA/DAV) que a utilização de produtos químicos para eliminação do mosquito não é recomendada pelo Ministério da Saúde. O vetor apresenta resistência aos produtos que vinham sendo utilizados e a aplicação fora da recomendação  pode provocar danos na saúde humana, animal e ao meio ambiente.

DADOS

O boletim semanal destaca que  10 municípios estão em situação de epidemia;  2 municípios a mais que no informativo anterior. São eles: Nova Cantu, Quinta do Sol, Inajá, Santa Isabel do Ivaí, Ângulo, Colorado, Floraí, Uniflor, Doutor Camargo e Florestópolis .

A lista de municípios em situação de alerta também aumentou; eram 10 e agora são 14: Lindoeste, Juranda, Douradina, Cianorte, Indianópolis, São Carlos do Ivaí, Flórida, Munhoz de Mello, Leópolis, Uraí,  Jesuítas, Diamante do Norte, Paranacity e Sertaneja.

 

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde

Publicidade










plugins premium WordPress