conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Mais de 5 mil pessoas já foram vacinadas contra a dengue

Unidades básicas de saúde funcionam até às 17 horas para vacinação

Publicado

em

Diferente do período vivido na campanha de vacinação contra a dengue que ofereceu a primeira dose da vacina, a nova campanha, iniciada no dia 3, e que oferece a segunda dose e também a primeira, tem demonstrado maior procura pela imunização. A diretora de 1.ª Regional de Saúde, Ilda Nagafuti, tem comemorado a busca pela vacina. “A população tem respondido ao nosso chamado e tem procurado se imunizar contra a dengue. Isso nos deixa felizes, pois, até mesmo pessoas que não tomaram a primeira dose na campanha anterior, agora estão indo aos postos de vacinação para iniciar a imunização”, salientou Ilda.

A chefe da 1.ª Regional de Saúde acredita que as pessoas têm notado que a vacina está alcançando resultados positivos e percebeu que não há as contraindicações que muitos imaginavam. “A população entendeu o resultado da primeira dose e também percebeu que aquelas reações que muitos tinham medo de que ocorressem não era exatamente daquele jeito imaginado”, observou.

Mesmo com a procura gerando bons resultados, a diretora reforçou que quem ainda não tomou a primeira ou segunda dose que procure uma unidade básica de saúde ou um posto itinerante de vacinação fixado em alguns locais estratégicos na cidade. “Pedimos que a população continue se vacinando. A Secretaria de Saúde está mantendo todas as unidades básicas com vacinação das 8h às 17h. Além disso, temos vários pontos itinerantes fixos com vacinação”, ressaltou. “Temos pontos de vacinação em supermercados, terminal de transporte coletivo, Estação Mall, entre outros. Estamos indo às escolas municipais, estaduais e particulares, e temos uma agenda a cumprir”, contou.

 


No Paraná, mais de 12 mil pessoas estão imunizadas

 

Ilda reforçou a importância de tomar a segunda dose e lembrou que quem não tomou a primeira tem a oportunidade de fazê-lo agora. “A campanha prossegue até 31 de março. Paranaguá não merece voltar à situação ocorrida no mesmo período no ano passado, quando vivemos uma epidemia de dengue e esse apoio, esse entendimento que a população está tendo sobre a importância da vacina, é de grande valia. A dengue é uma doença que pode ser controlada por vacina e faz de nós, parnanguaras, um exemplo para o mundo”, avaliou.

Ilda lembrou que quem tomou a vacina contra a febre amarela deve aguardar o prazo de 30 dias para tomar a vacina conta a dengue. Ela pediu que quem ainda não tomou a vacina contra a febre amarela priorize primeiramente a vacina contra a dengue. A diretora destacou ainda que a vacinação contra a dengue é em período de campanha e está sendo fornecida neste momento até 31 de março, já a contra a febre amarela, já faz parte do calendário vacinal e pode ser tomada em qualquer momento do ano.

 

NÚMEROS

De acordo com Ilda Nagafuti, em poucos dias de início da campanha, o número de vacinados está satisfatório. A campanha de vacinação iniciou no dia 3 de março e até às 17h do dia 7, já foram vacinadas 5.863 pessoas com a segunda dose da vacina e 863 pessoas com a primeira dose. “Vemos que as pessoas que não haviam tomado a primeira dose também estão procurando a imunização. Pedimos que a população continue aumentando cada vez mais o número de vacinados para alcançarmos a meta de 91.318 imunizados contra a dengue”, enfatizou.

Publicidade


Em alta