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Ciência e Saúde

Equilíbrio é a palavra-chave para a alimentação no fim de ano

Ceia também tem muitos alimentos nutritivos que fazem bem para a saúde

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O fim do ano é um período em que as famílias gostam de preparar pratos diferentes e em grande quantidade para comemorar as datas especiais. Embora seguir a dieta seja muito difícil, a nutricionista Cynthia Elizabeth Fernandez explicou que os alimentos não devem ser vistos como vilões neste período, mas a opção por alguns pratos pode trazer benefícios. 

 

“Se exagerou muito hoje, amanhã opte por refeições leves e fica tudo bem”, disse a nutricionista Cynthia Elizabeth Fernandez

Segundo ela, tudo começa pelo equilíbrio, pois os problemas começam quando as pessoas exageram no consumo de alguns alimentos e bebidas. “É inevitável neste período não comer um pouco a mais. E acho errado até querer se restringir demais. Acredito que o que deve prevalecer sempre, como nas demais épocas do ano deve ser o equilíbrio. Se exagerou muito hoje, amanhã opte por refeições leves e fica tudo bem”, orientou Cynthia.
É muito comum, durante a virada do ano, o consumo de bebidas alcoólicas em excesso, o que pode causar alterações na pressão arterial. “Passando por alcoolismo agudo. Isso leva a um alto desequilíbrio hídrico e de sais minerais, quadro que pode evoluir para um coma alcoólico, por isso é importante o equilibro sempre”, afirmou Cynthia.
A nutricionista não defende a rotulação de alguns alimentos como vilões, embora alguns possam atrapalhar os objetivos buscados ao longo de todo o ano. “Não devemos nunca encarar os alimentos como vilões, mas sabemos que dependendo de seus objetivos, alguns podem atrapalhar. Eu listaria as sobremesas em primeiro lugar, seguidos dos acompanhamentos que geralmente são preparações calóricas (farofas, por exemplo), saladas à base de molhos calóricos e também a forma de preparo das proteínas (fritos, por exemplo), esses são os alimentos e preparações eu diria que devem ser consumidos com cautela”, disse Cynthia.

CEIA MAIS NUTRITIVA

É possível deixar a ceia menos calórica e mais nutritiva. “Para isso, o ideal é ter cuidado com o preparo dos alimentos. Minha dica também: aposte nas frutas, verduras e temperos naturais. Oleaginosas como avelãs e nozes estão em alta neste período e são muito ricas em nutrientes. E com relação ao prato principal, o tradicional peru é uma ótima opção, pois tem pouca gordura e é bem leve. Peixe também. A carne de porco deve ser evitada, pois tem alto teor de gordura”, destacou a nutricionista.
Fazer exercícios e manter uma alimentação leve durante o dia para, à noite, comer à vontade, não é indicado pela nutricionista. “O que é válido é realizar esses hábitos saudáveis sempre, e não como forma de recompensa. Acredito que esse ciclo tem mais consequências que benefícios. Esta é a época em que as pessoas buscam emagrecimento rápido, visto que o verão e o calor estão chegando. Querem a famosa perda de 10kg em 30 dias. Isso não é nada saudável e pode levar ao efeito sanfona e quadros de compulsão alimentar”, enfatizou Cynthia.

INCLUA NA CEIA DE ANO-NOVO

Lentilha: Fonte de fibras, carboidratos complexos, ácido fólico, vitamina B6, magnésio e ferro. Previne danos às células causadas pelo envelhecimento e promove o bom funcionamento do intestino.
Uva: Fonte de minerais, potássio, ferro, magnésio, cálcio, vitamina A e vitaminas do complexo B. Previne doenças cardiovasculares, reduz os sintomas da insuficiência venosa crônica e mantém a pressão arterial saudável.
Peixe: Fonte de ômega 3, proteínas, vitamina D, cálcio, ferro e vitamina B12. Previne doenças cardiovasculares e reduz o nível de colesterol no sangue.
 

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