conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Em dois dias de campanha, apenas 350 pessoas se vacinaram contra a gripe em Paranaguá

Público-alvo da campanha na primeira etapa é composto por crianças, gestantes e puérperas

Publicado

em

Na quarta-feira, 10, foi iniciada, em Paranaguá e em todo o Brasil, a campanha nacional de vacinação contra a gripe influenza, que neste ano será dividida em duas fases, com a primeira com prazo até o dia 28 de abril e a segunda etapa iniciada no dia 22 e finalizada em 31 de maio, abrangendo todo o público-alvo. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap), todas as unidades básicas de saúde (UBS) de Paranaguá terão doses disponíveis, porém, nestes dois primeiros dias, a adesão ainda foi baixa: apenas cerca de 350 pessoas se vacinaram até a sexta-feira, 12. 

Segundo o Departamento de Epidemiologia da prefeitura, cerca de 350 pessoas se vacinaram contra a gripe nestes dois primeiros dias. “São crianças de seis meses a seis anos incompletos, gestantes (em qualquer período gestacional) e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). As unidades básicas de saúde da cidade receberam um total de 5.400 doses até agora”, explica a assessoria.

Durante este fim de semana não haverá vacinação nas unidades municipais de saúde. “Vale lembrar que a Secretaria Municipal de Saúde já mantém oferta de vacina também no período da noite, para quem não tem tempo para ir a uma unidade durante o dia. Elas estão localizadas em Alexandra, Vila Garcia, Vila Divineia, Jardim Iguaçu, Serraria do Rocha, Ilha dos Valadares (Rodrigo Gomes) e Gabriel de Lara”, explica a assessoria da Semsap.

Neste ano, a campanha foi antecipada em 15 dias. “De acordo com o Ministério da Saúde, a escolha se deu devido à vulnerabilidade desses grupos prioritários. Em 4 de maio, haverá o “Dia D” da mobilização, um sábado em que alguns postos de saúde abrirão para ampliar o acesso aos usuários que desejam se vacinar”, salienta a prefeitura.

OUTROS GRUPOS

Segundo a Prefeitura, a partir do dia 22 de abril, todo o público-alvo pode receber as doses da vacina contra a gripe. “Estarão incluídos, a partir de então, trabalhadores da saúde, índios, idosos com mais de 60 anos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades (hipertensos, diabéticos, portadores de HIV) e outras indicações clínicas especiais, adolescentes de 12 a 21 anos que estejam cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e presos”, complementa.

Além da vacina, cuidados de higiene podem fazer a diferença para que cidadãos não contraiam a gripe, entre eles higienizar constantemente as mãos, se alimentar de forma saudável, tomar bastante água, não compartilhar objetos pessoais, evitar contato com pessoas com gripe e manter residência e local de trabalho arejado. 

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress