conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Dedicado à saúde mental, Janeiro Branco terá programação especial em Paranaguá

Qualquer cidadão pode tratar da saúde mental no sistema público municipal de saúde, a porta de entrada é a unidade básica de saúde (Foto: Ilustração)

Publicado

em

Secretaria de Saúde realizará ações especiais e desenvolve, durante todo o ano, políticas públicas na área

O início de ano é também um período dedicado à saúde mental de todos os brasileiros com a realização do Janeiro Branco. A campanha ainda é nova, foi criada em 2014 em Minas Gerais, e é realizada no mês inicial do ano para demonstrar para as pessoas a possibilidade de "um novo começo", utilizando a cor branca por ser uma "tela em branco", ou seja, para demonstrar que o ser humano pode escrever uma nova história e tratar de sua saúde mental e do seu bem-estar continuamente. Em Paranaguá, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap), realizará programação voltada ao Janeiro Branco na segunda quinzena do mês.

As ações do Janeiro Branco serão focadas no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) e no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com capacitação das unidades para melhorar o atendimento ao cidadão. "A Secretaria Municipal de Saúde realiza os atendimentos no ambulatório de saúde mental do Hospital João Paulo II, contando com três profissionais psiquiatras, dois psicólogos e um terapeuta ocupacional. E também há atendimentos no CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) “Solar dos Girassóis” para pacientes com sofrimento mental e dependentes químicos", explica a assessoria.

Atualmente, os cidadãos estão expostos a um nível alto de stress no dia a dia, com tudo em tempo real na Internet e redes sociais, sendo que o Poder Público e sociedade devem, coletivamente, prezar por ações em prol da saúde mental, com prevenção de depressão e suicídio. "As políticas públicas proporcionam, em conjunto com a sociedade, a diminuição dos estigmas e tabus criados em relação à saúde mental, além de estimular as pessoas a cuidarem e observarem as questões da saúde mental. O trabalho desenvolvido no indivíduo diagnosticado com problemas relacionados à saúde mental é traçado de maneira única, de acordo com cada caso, para que seja possível traçar um plano de tratamento e, por consequência, evitar o suicídio", afirma a Semsap.

COMO TRATAR A SAÚDE MENTAL NO MUNICÍPIO

Todo cidadão pode procurar atendimento em prol de sua saúde mental no sistema público municipal de saúde.  "A porta de entrada é a Unidade Básica de Saúde (UBS), que faz classificação de risco. Os casos leves são acompanhados na UBS, os moderados e de alto risco são encaminhados para ambulatório e CAPS", explica a assessoria da Semsap.

"A Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção prioriza bastante esse serviço, devido a sua importância e aos inúmeros diagnósticos relacionados à saúde mental. É uma questão delicada, envolve familiares e não é fácil o tratamento. A campanha do “Janeiro Branco” é uma forma de conscientizar a população e alertar que a prevenção e atenção é fundamental em alguns casos", finaliza a secretária municipal de Saúde e Prevenção, Ligia Regina de Campos Cordeiro.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress