conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Casos confirmados de dengue aumentam em 40% no litoral do Paraná

Paranaguá, com 19 casos, um deles de dengue grave, é a cidade com mais casos da doença na região. Matinhos e Guaratuba registraram um caso de dengue (Foto: Secretaria Municipal de Saúde – Paranaguá)

Publicado

em

117 casos da doença estão em investigação na região, segundo a SESA

Na terça-feira, 3, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), através da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, divulgou o Informe Técnico 28 apontando o novo boletim de casos de dengue no Paraná. Em comparação com o último boletim registrado na semana passada, o litoral do Paraná passou de 15 casos confirmados da doença para 21, um aumento de 40% na ocorrência de dengue na região em sete dias. O período contabilizado no boletim abrange desde o final de julho de 2019 até o presente momento.

Paranaguá, com 19 casos, um deles de dengue grave, é a cidade com mais casos da doença na região. Matinhos e Guaratuba registraram um caso de dengue, respectivamente, totalizando 21 ocorrências confirmadas da doença no litoral. Dos novos casos contabilizados nesta semana, um deles foi em Guaratuba, que até então não tinha registrado ocorrência de dengue, e cinco foram em Paranaguá. Antonina, Guaraqueçaba, Morretes e Pontal do Paraná seguem sem nenhum caso confirmado de dengue.

Em  todo o litoral, há 117 casos da doença sendo investigados pela SESA, algo que será apurado nas próximas semanas pela Vigilância Epidemiológica e abrange cinco municípios da região: Paranaguá (74), Guaratuba (22), Matinhos (10), Pontal do Paraná (7) e Morretes (3). 

Risco climático

De acordo com o boletim da SESA, com relação ao risco climático de dengue, propiciando possível aumento da proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, o litoral segue com risco alto de incidência da doença. Entre os municípios com mais graus de risco para o desenvolvimento do vetor estão Guaratuba, Pontal do Paraná, Matinhos e Paranaguá.

Paraná com epidemia de dengue

O último boletim apontou que o Paraná passou para o patamar de epidemia de dengue, com 44.441 casos confirmados da doença e 113.488 casos notificados. "O aumento semanal nos dois indicadores é de 27,32% e de 18,3%, respectivamente. Os óbitos por dengue também aumentaram nesta semana – de 23 para 30. São sete novos óbitos confirmados que atingem pessoas de várias faixas etárias: uma adolescente de 14 anos, de Marechal Cândido Rondon, portadora de doença autoimune; um homem de 33 anos, de Guaíra, sem comorbidades; uma mulher de 45 anos, de Medianeira, com obesidade e artrose; outra mulher de 45 anos, de Alto Paraná, com hipertensão e lúpus; uma mulher de 66 anos, de Barbosa Ferraz, com diabetes, hipertensão e doença cardíaca; um homem de 72 anos, de Nova Esperança, com doença renal crônica, e um homem de 95 anos, de Colorado, com hipertensão arterial", informa a pasta de Estado da Saúde.

"A situação de epidemia no Paraná também é confirmada pela incidência que é hoje de 336,21 por 100 mil habitantes. A incidência, no mesmo período, entre 2015/2016 era de 82,9% por 100 mil habitantes", completa a SESA. Ao todo, 106 municípios estão em epidemia de dengue no Estado, 15 a mais na semana anterior, nenhum deles localizado no litoral.

Com informações da SESA/AEN

 

 

Publicidade


Em alta