conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Cartão SUS passa a ser obrigatório para vacinação

Por determinação do Ministério da Saúde, cidadão precisará apresentar o documento a partir de 1.º de dezembro

Publicado

em

A partir de 1.º de dezembro, a apresentação do Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS) será obrigatória no ato da vacinação. “O documento já é exigido quando o paciente procura uma unidade para consulta. Agora, por determinação do Sistema Único de Saúde (SUS) e Ministério da Saúde, também será exigido quando o paciente for se vacinar”, orienta a superintendente de Vigilância em Saúde, Eleniz Mendes. O documento é importante não apenas para pessoas na fase adulta como também para as crianças desde o seu nascimento.

Conforme o Ministério da Saúde, o Cartão SUS é o documento de identificação do usuário do SUS. Este registro contém as informações dos pacientes, como contatos de telefones, endereço e documentos pessoais, CPF, Carteira de Identidade e Certidões. Atualmente, o número do Cartão nacional de Saúde está inserido nos sistemas informatizados de saúde que demandam a identificação das pessoas, sejam usuários, operadores ou profissionais de saúde. Dessa forma, ele possibilita a criação do histórico de atendimento de cada cidadão no Sistema Único de Saúde por meio do acesso às Bases de Dados dos sistemas envolvidos neste histórico, por exemplo: sistema de atenção básica, sistema hospitalar, sistema de dispensação de medicamentos, entre outros.

QUEM NÃO TEM CARTÃO SUS

O cartão do SUS é gratuito e pode ser obtido nas unidades básicas de saúde. Temporariamente apenas as unidades do Leblon, Santos Dumont, Porto Seguro e a Emir Roth, na Ilha dos Valadares, não estão confeccionando o documento, mas o usuário do SUS pode procurar outra unidade de saúde próxima ou mesmo a localizada na Avenida Gabriel de Lara das 8h às 13h. É interessante que o cidadão ao procurar um desses locais para fazer seu cartão esteja com documentos pessoais, como Carteira de identidade e CPF, em mãos, além de um comprovante de residência para agilizar o cadastro.

 

Fonte e foto: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Paranaguá

Continuar lendo
Publicidade

Em alta