conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Campanha para doação de medula óssea mobiliza Paranaguá

Hemepar revelou aumento no número de cadastros no último mês

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) revelou que, no último mês, o número de pessoas cadastradas para doação de medula óssea saltou da média mensal de 20 para 120. Um dos motivos desse aumento é a mobilização criada pela família do jovem Marcos Vinícius dos Santos Costa, de 18 anos, diagnosticado com aplasia medular.

Uma campanha, intitulada “Amigos do Marcos Vinícius”, foi iniciada nas redes sociais para conscientizar a população sobre a importância da doação de medula óssea para salvar vidas. Uma ação também foi realizada no semáforo nas proximidades do Aeroparque, no último fim de semana.

De acordo com informações repassadas pela família, o transplante é a única maneira de Marcos se curar da doença, a qual impede a produção de sangue no organismo. A mãe de Marcos, Cristina Wagner dos Santos, afirmou que o quadro é estável, mas toda semana ele precisa fazer transfusão de sangue. “Estamos à procura de um doador compatível. Peço que as pessoas se encaminhem até o hemocentro para doar. Agradecemos a todos que têm aderido à campanha”, ressaltou Cristina.

Ela ainda fez um pedido ao Hemepar. “Estamos com dificuldade com o horário de atendimento. Muitas pessoas não estão conseguindo doar porque trabalham durante a semana. Se pudesse abrir em um sábado, nos ajudaria bastante”, sugeriu Cristina.

Marcos Vinícius dos Santos Costa, de 18 anos, foi diagnosticado com aplasia medular (foto: divulgação)

COMO AJUDAR

Os interessados em ajudar devem procurar o Hemepar em Paranaguá, localizado na Avenida Gabriel de Lara, n.º 481. É preciso levar o documento de identidade, assinar no local um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) e preencher uma ficha com informações pessoais.

No mesmo dia é retirada uma pequena quantidade de sangue do candidato a doador, que é analisada por meio de um teste para cruzar as características genéticas com aqueles que aguardam pelo transplante.

Cadastro saltou de 20 para 120 doadores de medula óssea em Paranaguá após a campanha
 

DOAÇÃO DE SANGUE

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) é uma unidade da Secretaria de Estado de Saúde, responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná.

O Hemocentro em Paranaguá passou por uma reestruturação recentemente para melhorias e readequação elétrica, redefinição de fluxos de trabalho, atualização da parte de extintores e com a sinalização de segurança correta, levantamento e certificação de toda parte de calibrações de equipamentos e geladeiras, recebimento de um freezer e adaptação de almoxarifado mais amplo.

O local tem recebido uma média de 280 doadores de sangue ao mês. “Estamos realizando uma ação via Serviço Social dos demais municípios do litoral, para que enviem doadores de forma permanente, inclusive já foi disparada uma campanha, se comprometendo toda semana a trazer dez doadores”, informou em nota a Sesa.

Geralmente, os estoques de bolsas de sangue ficam menores no inverno. A Sesa esclareceu que o estoque da hemorrede está dentro da demanda. “Estamos utilizando o sangue de 24h a 48h. O ideal é termos estoque para cinco dias”, salientou a Sesa.
É importante que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano. Homens podem doar sangue a cada 60 dias e no período de 12 meses até quatro doações e mulheres em um intervalo de 90 dias e no período de 12 meses até três doações.

GUARATUBA ESTÁ FAZENDO A SUA PARTE

Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guaratuba, já foi realizada neste ano a primeira viagem levando dez pessoas para doação de sangue em Paranaguá. “Mais de 60 pessoas residentes em Guaratuba já fizeram o cadastro para a viagem de doação. Destes, 70% nunca doaram sangue. A campanha tem como intuito aumentar o número de doadores e abastecer o estoque do banco de sangue. As viagens serão realizadas durante o ano inteiro, mas são necessárias principalmente no inverno, quando o número de doadores cai significativamente”, comunicou a Prefeitura de Guaratuba. Os voluntários também realizaram o cadastro para doação de medula óssea.
 

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress