conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Campanha de vacinação contra a gripe é iniciada em Paranaguá

Procura foi alta em Paranaguá no primeiro dia de campanha de vacinação contra a gripe

Publicado

em

Imunização será dividida em duas fases, com doses disponíveis em todas as unidades de saúde 

Na quarta-feira, 10, foi iniciada, em Paranaguá e em todo o Brasil, a campanha nacional de vacinação contra a gripe influenza, que neste ano será dividida em duas fases, com a primeira com prazo até o dia 28 de abril e a segunda etapa iniciada no dia 22 e finalizada em 31 de maio, abrangendo todo o público-alvo. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap), todas as unidades básicas de saúde (UBS) de Paranaguá terão doses disponíveis, incluindo as que atuam no horário estendido. A procura já foi alta neste primeiro dia da campanha nas unidades de Paranaguá.

De acordo com a assessoria do município, a campanha neste ano foi antecipada em 15 dias. “Podem ser vacinadas, nesta primeira etapa, crianças com idade entre 1 e 5 anos, 11 meses e 29 dias, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)”, explica a Semsap em torno do público-alvo da campanha. “De acordo com o Ministério da Saúde, a escolha se deu devido à vulnerabilidade desses grupos prioritários. Em 4 de maio, haverá o “Dia D” da mobilização, um sábado em que alguns postos de saúde abrirão para ampliar o acesso aos usuários que desejam se vacinar”, completa a prefeitura.

A partir do dia 22 de abril, todo o público-alvo poderá receber as doses da vacina contra a gripe. “Estarão incluídos a partir de então também trabalhadores da saúde, índios, idosos com mais de 60 anos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades (hipertensos, diabéticos, portadores de HIV) e outras indicações clínicas especiais, adolescentes de 12 a 21 anos que estejam cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e presos”, explica a Secretaria de Saúde.

“Sabemos que neste período do ano, quando as temperaturas baixam, temos o registro de doenças como gripe, que para algumas pessoas pode levar até a morte. Por este motivo peço que a população que faz parte destes grupos prioritários procure nossas unidades de saúde para se vacinar, principalmente as gestantes, crianças até 6 anos e puérperas, que são os contemplados nesta primeira fase”, afirma a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, reforçando a importância da vacina.

PARANÁ RECEBERÁ MAIS DE 3,6 MILHÕES DE DOSES DA VACINA

Segundo a assessoria da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), até esta semana o Paraná já recebeu 1,4 milhão de doses da vacina do Ministério da Saúde, sendo que no total até o fim da campanha receberá mais de 3,6 milhões de doses para imunizar a população-alvo. “O Paraná está mobilizado contra a gripe em uma grande parceria que envolve todos os municípios e as 22 Regionais de Saúde. Nossa orientação é para que a população busque a unidade mais próxima para a imunização. A vacina contra a Influenza é segura e protege contra o vírus”, ressalta o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

Podem ser vacinadas, nesta primeira etapa, crianças com idade entre 1 e 5 anos, 11 meses e 29 dias, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)

Sobre o Dia Nacional de Mobilização, que ocorrerá em 4 de maio e abrangerá Paranaguá, municípios do litoral e de todo o Paraná, a superintendente de Atenção à Saúde da SESA, Maria Goretti David Lopes, afirma que a data é essencial para a saúde pública paranaense. “Nosso objetivo é chegar até o final de maio com 90% do público-alvo vacinado e nossas equipes estão mobilizadas para o cumprimento da meta”, diz.

SOBRE A GRIPE INFLUENZA

De acordo com a Sesa, a gripe influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório altamente transmissível. “Os sintomas são febre alta, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta. Se não for tratada, pode provocar complicações, evoluir para pneumonia e provocar até a morte. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada, ao falar, ao tossir ou no contato pelas mãos. Neste ano, o Paraná já registrou 11 casos confirmados da Influenza, com cinco óbitos”, alerta a assessoria. “A vacina aplicada nas unidades de saúde é chamada de trivalente e protege contra duas cepas de vírus A e uma cepa de vírus B”, complementa.

Além da vacina, há orientações que colaboram na proteção contra a doença que podem ser adotadas pela população, entre elas “lavar e higienizar as mãos com frequência, alimentação saudável, ingerir bastante líquido, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talher, copo e garrafa, evitar contato com pessoas que estejam com sintomas de gripe e manter a casa ou o local de trabalho arejados”, explica a enfermeira da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização da Sesa, Vera Rita da Maia. “Ao tossir ou espirrar as pessoas devem tampar o nariz e a boca para que as gotículas não se espalhem”, finaliza.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress