conecte-se conosco

Cidadania

Segunda via da carteira de identidade pode ser solicitada pela Internet

Em 20 dias na plataforma, foram registradas 7,5 mil solicitações de emissão de segunda via

Publicado

em

Está disponível na plataforma Governo Digital o serviço 2.ª Via Rápida do RG. Com ele, o cidadão que precisar da segunda via da carteira de identidade pode solicitá-la pela Internet, sem precisar ir até um dos postos do Instituto de Identificação. O Governo Digital é a ferramenta do Governo do Paraná para facilitar o acesso aos serviços públicos. 

A iniciativa, que faz parte dos serviços mobille do Estado desde 2011, foi aprimorada e as informações foram integradas com o banco de dados do Detran, o que permitiu a ampliação da capacidade do atendimento em quatro vezes. “A média era de 90 a 100 solicitações por dia, hoje são cerca de 400 atendimentos on-line todos os dias”, disse o diretor do Instituto de Identificação do Paraná, Marcus Vinicius Michelotto.

Em 20 dias na plataforma, foram registradas 7,5 mil solicitações de emissão de segunda via. De acordo com o diretor, a segunda via corresponde em média a 30% da demanda do Instituto e com o serviço digital ativo as filas reduziram no órgão. “Desafogou o Instituto e, com isso, os outros atendimentos se tornam mais rápido para quem precisa”, afirmou.

A principal reclamação dos usuários era a dificuldade de dias e horários para agendar a emissão do primeiro documento, e agora com a 2.ª Via Rápida no Governo Digital o problema tende a diminuir, afirmou Michelotto. “As filas reduziram e há mais horários disponíveis para os outros serviços do Instituto de Identificação”, disse. 

Outra facilidade é com relação aos pontos de entrega do documento. Ao fazer a solicitação pelo Governo Digital o cidadão pode escolher o local mais próximo de sua casa para fazer a retirada. “O objetivo é tornar os serviços do Estado cada vez mais fáceis aos usuários”, afirmou o secretário-executivo do comitê de qualidade do Governo do Estado, Marco Aurélio Barbosa. 

CINCO MlL RGS NÃO FORAM RETIRADOS 

Cerca de cinco mil carteiras de identidades ainda não foram retiradas pelos solicitantes e aguardam no Instituto de Identificação, em Curitiba. Há documentos com data de emissão com mais de quatro anos. O prazo máximo para a retirada é cinco anos. Depois desse tempo os documentos são descartados pela instituição. 
 

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress