Logotipo

Rotary realiza projeto “Tampando Frestas” com caixas de leite

25 de junho de 2019

Caixas são reutilizadas para aquecer lares parnanguaras

Compartilhe

O Rotary Club de Paranaguá Rocio colocou em prática, no fim de semana, o projeto “Tampando Frestas”. A ação ocorreu na Vila Santa Maria, beneficiando uma família de baixa renda.

O projeto iniciou em outubro de 2018, com a coleta de caixas de leite.

“A comunidade nos doou caixas de leite abertas e lavadas. Esse material foi transformado em chapas, as quais foram usadas para revestir as paredes da casa de uma família carente do bairro. A casa apresentava muitas frestas e, com a chegada do inverno, o frio, chuva e insetos entravam facilmente”, explica Juciane Afonso, presidente do Rotary Club de Paranaguá Rocio.

A ação contou com a ajuda da Associação Casa Missionária (ACM), que já realiza um trabalho social no bairro.

“Eles nos ajudaram a identificar estas casas com frestas. A casa escolhida foi a da senhora Marilene Aparecida Bueno, com apenas um único cômodo e com frestas em todas as paredes. Fixamos as chapas feitas com caixas de leite, que além de tampar as frestas, também é um isolante térmico”, ressalta.

Para isso foi utilizada uma técnica para montar as chapas.

“Fizemos chapas utilizando 6 caixas de leite abertas e das caixas colocamos folhas de papel e passamos ferro quente em cima que fez com que tudo ficasse colado rapidamente sem utilizarmos grampos ou cola. As folhas de papel também serviram para esconder o colorido das caixas de leite”, destaca.

Para fixar as chapas na parede, foi utilizado grampeador de pressão.

“Ensinamos esta técnica aos voluntários da ACM e doamos a eles muitas chapas para que eles possam tampar frestas em outras casas”, finaliza. O rotariano Edson Veiga trabalhou ativamente fixando as chapas com a ajuda das rotarianas Dulcicleia Eccel, Julia Toro Muñoz e a presidente Juciane Afonso.

PRÓXIMAS AÇÕES

No dia 27 de junho, o Rotary Club de Paranaguá Rocio realiza a festa junina conjunta com Rotaract e Interact, será uma confraternização de encerramento da gestão. No dia 28, acontece o Fórum Pró-Juventude, no Colégio Estadual Maria de Lourdes Morozowski, a partir das 8h. Este fórum terá como palestrantes profissionais da área de Direito, comportamental, cidadania, ética entre outros. No dia 29 será feita a segunda Etapa do Pró-Visão.

 


Colunistas