conecte-se conosco

Cidadania

Justiça Eleitoral fará atendimento especial em Antonina e Tagaçaba no feriado

Eleitores que não fizerem a revisão biométrica terão diversos prejuízos

Publicado

em

No feriado de quarta-feira, 15, o Fórum Eleitoral de Antonina estará aberto das 9h às 18h para que os eleitores possam fazer o recadastramento biométrico. Aqueles que residem em Tagaçaba ou em Guaraqueçaba também poderão ficar em dia com a Justiça Eleitoral neste feriado, pois o ponto de atendimento ficará aberto das 8h às 18h.

 



 

ANTONINA

A revisão biométrica em Antonina, até o domingo, 12, juntamente com as transferências e alistamentos, alcançou 68% de eleitores. Em Guaraqueçaba, o alcance foi de 80,8%. O Fórum Eleitoral de Antonina está localizado na Rua Bento Cego, 177, no centro. A prefeitura disponibilizará ônibus gratuitamente para a população das zonas rurais de Cedro, Bairro Alto e Cachoeira, de hora em hora, até o Fórum no dia 15.

Na região do Cedro, até o domingo, 12, dos 319 eleitores, 253 já haviam feito a revisão biométrica, houve nove alistamentos e nove transferências. Já em Bairro Alto, a adesão foi menor, dos 550 eleitores previstos, 301 fizeram a revisão, houve 14 alistamentos e 19 transferências. Dos 518 eleitores da zona rural de Cachoeira, 286 estão em dia com a Justiça Eleitoral, além de 14 alistamentos e 14 transferências.

TAGAÇABA

A descentralização acaba dia 17 de novembro em Tagaçaba. “Isso nada mais é do que uma facilidade que a Justiça Eleitoral dá a esses eleitores para não precisarem se deslocar até Antonina, que é muito longe. Há um ponto de atendimento em Tagaçaba onde são feitas as revisões biométricas. Quem não fizer até este prazo, terá que se deslocar até Antonina depois para fazer”, explicou o analista judiciário do TRE do Paraná e servidor de apoio à biometria no Estado, Marcos Daniel Nicola.

O ponto de atendimento em Tagaçaba está localizado no Colégio Estadual do Campo de Tagaçaba Porto da Linha.

“Lá tem uma equipe disponibilizada prontamente para atender a esses eleitores”, frisou Marcos.

Em todos os locais há guichês especiais para gestantes, idosos e pessoas com deficiência.

O juiz eleitoral auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral para a coordenação da biometria no Paraná, Marcelo Quentin, destacou a Ilha de Ararapira, a mais distante de Guaraqueçaba, na qual os moradores comprovaram o exercício da cidadania. “A região já superou o número anterior de eleitores antes de terminar o prazo”, afirmou Quentin.

PREJUÍZOS

O juiz eleitoral destacou os prejuízos que os eleitores podem ter se não fizerem o recadastramento biométrico. “A pessoa pode ter problemas com o título de eleitor, problemas com o CPF, com os programas Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida e Fies, não consegue tirar passaporte nem assumir concursos públicos”, mencionou Quentin.

Além disso, o eleitor ficará impedido de votar nas próximas eleições e não poderá exercer a cidadania.

“A pessoa que diz que não vai votar, está cometendo uma tolice, porque se você não votar, outra pessoa vai escolher o candidato por você. As pessoas estão infelizes com a política brasileira, mas na verdade nós não exercemos corretamente a cidadania, reclamam que roubam na política, que as escolhas não estão de acordo, mas não param para pensar que não votaram por ideologia, por projetos políticos, sempre votam por vantagens. Precisamos evoluir enquanto cidadão para que os nossos políticos também evoluam”, opinou o juiz.

A revisão biométrica torna inviável que o mesmo eleitor vote mais de uma vez, torna as eleições mais rígidas e apura os dados corretos dos moradores.

O juiz Quentin e o analista judiciário Nicola agradeceram o apoio e convidaram a população que ainda não fez a biometria para aproveitar a facilidade oferecida neste feriado.

“Agradecemos a todos os eleitores que prontamente atenderam o chamado da Justiça Eleitoral e esperamos que os eleitores de Antonina e Guaraqueçaba que ainda não fizeram a biometria não deixem para a última hora e aproveitem toda a estrutura que está sendo fornecida a eles”, concluíram.

 

DOCUMENTAÇÃO

Os documentos necessários para o recadastramento biométrico são um documento de identidade com foto, e um comprovante de endereço, que pode ser conta de água, luz, telefone ou, ainda, declaração de matrícula da escola onde o filho estuda, carteirinha de saúde etc. A documentação exigida para o público que já é eleitor é a mesma para aqueles de 16 a 18 anos que farão o procedimento pela primeira vez.

Publicidade










plugins premium WordPress