conecte-se conosco

Cidadania

Grupo de Alfabetização da Catedral celebra aniversário de 23 anos

Coordenadora geral, Cida da Catedral, e os voluntários José Leocádio Molino e Angela Scomação

Publicado

em

Programação terá missa de ação de graças na manhã de domingo e almoço especial na segunda-feira para voluntários e alunos

Na segunda-feira, 16, o Grupo de Alfabetização da Catedral celebra seus 23 anos de fundação em Paranaguá. A entidade, que já alfabetizou cerca de 6 mil idosos desde sua criação, faz parte da Pastoral Social da Catedral Diocesana de Paranaguá e concede aulas semanalmente às segundas e quintas-feiras, no horário das 14h às 16h. O grupo realizará uma programação especial alusiva ao aniversário, com missa de ação de graças às 10h de domingo, 15, na Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Rosário e almoço para alunos, voluntários e colaboradores às 12h de segunda-feira, 16, no mesmo local.

Maria Aparecida Miorali, a "Cida da Catedral", coordenadora geral do grupo, destaca que a criação da equipe foi inspirada no antigo Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) quando ela foi transferida de Londrina para Paranaguá e encontrou o apoio do padre José Miguel na Catedral. “Juntou o sonho dele com o meu e montamos o grupo de alfabetização para a terceira idade”, explica, destacando que a luta foi árdua no início para reconhecimento do trabalho, algo que só ocorreu três anos após a criação.

Atualmente são atendidos 40 idosos, sendo que a entidade está aberta a novos voluntários e ao recebimento de doações, visto que a cada dia-aula oferece lanche para os idosos que são, muitas vezes, de comunidades distantes do centro e em situação de necessidade social. "É muito difícil o idoso chegar para a aula, geralmente ele é trazido pelo neto, o filho, colegas, os familiares, então ele tem que passar por um trabalho de resgate da autoestima, da dignidade e da cidadania do idoso, algo feito já no primeiro mês. A partir disso ele cria uma vida nova e fica todo poderoso, inclusive em casa", afirma Cida.

Segundo Cida, as turmas recebem aulas à tarde e passam por ensino com metodologia para cada idoso atendido, não só com foco na alfabetização, como também para encaminhamento, em alguns casos, para o Ensino de Jovens e Adultos (EJA), dependendo do foco de cada aluno, desde aulas até o quinto ano do Ensino Fundamental até a conclusão do Ensino Médio. "Nosso grupo é gratuito, nem os voluntários ganham nem os alunos pagam, no entanto eles têm um pagamento, que é no retorno do ano, quando peço para cada aluno que gostou trazer outro aluno para o Grupo de Alfabetização, como forma da corrente avançar", explica.

PROGRAMAÇÃO

"É uma emoção muito grande estar comemorando 23 anos com um agradecimento a Deus e a nosso grupo, que não é feito só de mim Cida, há muitas pessoas por trás. Faremos uma missa de ação de graças no domingo, 15, às 10h, na Catedral com o padre Emerson Zella, algo feito na manhã para facilitar a vinda dos nossos alunos que são idosos e não saem à noite”, afirma Cida da Catedral.

Na segunda-feira, 16, haverá um almoço na Catedral Diocesana para os alunos e voluntários ao meio-dia. “Após o almoço os idosos não irão embora, eles querem aula. Então terminando o almoço nós vamos para a cozinha e eles vêm para a sala da aula. A diferença do idoso para o jovem é que o mais novo vai empurrado para a escola e o idoso tem pressa em aprender, ele quer sugar o máximo de aprendizado possível. É uma emoção grande ver que eles aprendem a ler e escrever e muitos falam que hoje sabem o ônibus que devem pegar, e antes precisavam fingir que tinham deixado os óculos em casa. Eles dizem: eu vi a luz das letras e isso para mim é vida. Não existe salário ou dinheiro que pague isso”, finaliza.

Publicidade










plugins premium WordPress