Connect with us

Cidadania

Escola municipal desenvolve a cultura da paz entre os estudantes

“Família e escola buscando a verdadeira paz” é tema do projeto

Publicado

em

A Escola Municipal Edineia Garcia, localizada no Jardim Samambaia, desenvolveu entre os estudantes o projeto “Família e escola buscando a verdadeira paz”. O projeto foi elaborado pela orientadora Vera Lúcia Olos Klechovicz e está sendo aplicado para os alunos do pré-escolar ao 5.º ano.

O objetivo é desenvolver na comunidade escolar os valores relativos à paz e não violência, através de experiências expressivas para a vida de todos os seres humanos. “Pretendemos despertar no educando a consciência de que deve colaborar para o desenvolvimento de uma cultura de paz e não violência na escola e fora dela”, explica a orientadora.

Os estudantes realizaram atividades ligadas ao tema. A maioria dos trabalhos contou com a participação dos pais dos alunos, principalmente na elaboração de textos e atividades artísticas.

“Este é o nosso  propósito, envolver todos os membros da escola e família em ações que promovam uma cultura de paz e não violência no ambiente escolar. Desta forma, estaremos formando cidadãos conscientes de seus direitos e deveres em relação ao planeta e a todos os seres”, complementa a orientadora.

Nos últimos dias, os professores estão utilizando 30 minutos de suas aulas realizando ações referentes à paz, como conversas e confecção de cartazes para exposição, e acessórios para a caminhada da Paz.

Todos os estudantes participaram as ações ao longo do mês de setembro

A orientadora passou vídeos sobre valores humanos para as turmas e realizou roda de conversa. As atividades aconteceram em três etapas, sendo que a primeira foi a realização de atividades entre as famílias e alunos.

A segunda etapa compreendeu exposição de trabalhos, apresentação do teatro com a turma do Integral vespertino, assinatura do compromisso de paz “família e escola” e caminhada da Paz. As atividades finalizaram com a caminhada pela paz que percorreu as ruas do bairro com mensagens de conscientização.

A diretora da escola, Aline Tagliari, ressaltou sobre o saldo positivo do projeto. “Foi notório o envolvimento de todos os membros da escola e família em ações que promovessem uma cultura de paz e não violência no ambiente escolar. Os nossos pequenos cidadãos se tornaram mais conscientes de seus direitos e deveres em relação ao planeta e a todos os seres”, explicou.

Continuar lendo