Logotipo

Equipe da campanha “É doando que se vive” visitará novas escolas nesta semana

03 de setembro de 2019

Com abordagem leve e descontraída, alunos têm compreendido a importância da doação de órgãos para salvar vidas

Compartilhe

A Prefeitura de Paranaguá, em parceria com o Ministério Público do Paraná, por meio da 4.ª Promotoria de Justiça, lançou no município a campanha “É doando que se vive”, em prol da doação de órgãos. Uma das ações do projeto é visitar as escolas para trabalhar a temática com crianças de 8 a 11 anos. O padrinho da iniciativa, o cantor Igor Brenaz, tem participado de algumas visitas, levando o jingle oficial para as crianças.

As próximas escolas municipais a receber a campanha serão a Rosiclair da Silva Costa, Aníbal Ribeiro Filho, Joaquim Tramujas e Nayá Castilho, ainda nesta semana. Algumas já receberam a visita e trabalharam o conteúdo lúdico sobre doação de órgãos, como as escolas Professora Arminda de Souza Pereira, Professora Maria Trindade da Silva, João Rocha e Francisca Mendes.

A secretária municipal de Educação e Ensino Integral, Vandecy Dutra, contou como têm sido organizadas as visitas da campanha “É doando que se vive”.

“A campanha está atingindo no total 31 escolas da rede municipal, sendo 14 em tempo parcial e 17 em tempo integral. Elas estão ocorrendo duas vezes por semana, pela manhã, às terças e quintas-feiras, totalizando quatro escolas por semana”, explicou Vandecy.

Para alcançar o público-alvo, os professores encontraram uma forma especial de abordar a doação de órgãos. “Estamos utilizando estratégias lúdicas para tratar desse assunto com as crianças. Porém, como o lançamento do projeto foi ao final de agosto, ao chegarmos às escolas, as crianças já estão por dentro do tema e trazem até nós informações que acabam nos surpreendendo. Na oportunidade, aplicamos teatro, cantamos músicas, apresentamos o mascotinho Betinho (que ilustra o recebimento de uma doação), também temos o gibizinho que conta a história da Turminha do Yossef, que de maneira leve aborda a questão da doação de órgãos e do amor ao próximo”, relatou Vandecy.

MÚSICA CONQUISTOU AS CRIANÇAS

A música é um dos recursos que têm conquistado os estudantes.

“O jingle Doar é Viver, do cantor parnanguara Igor Brenaz, é mais um recurso maravilhoso que vem abrilhantando as visitas nas escolas. As crianças tiveram uma aceitação imediata da canção e já voltam para suas casas cantarolando este jingle que já é uma marca registrada da campanha”, destacou Vandecy.

Com as visitas às escolas, percebe-se que o objetivo da campanha foi além do previsto, conseguindo debater o assunto doação de órgãos da melhor maneira e com o retorno positivo das crianças. “Com certeza nosso objetivo está sendo alcançado, fazendo com que cada criança aprenda desde pequeno sobre o amor ao próximo, sobre a doação, não só de órgãos, mas a questão de nos doarmos aos outros a favor do bem, sem olhar a quem. E que, no caso das crianças, doar seu tempo, explicando a seus familiares, amigos, vizinhos, tudo o que aprenderam por meio desta campanha”, finalizou Vandecy.

Fotos: Secretaria Municipal de Educação.


Colunistas