conecte-se conosco

Cidadania

Eleições do Conselho Tutelar acontecem neste mês em Paranaguá

Doze candidatos concorrem a cinco vagas de conselheiros no município

Publicado

em

Os conselheiros tutelares que irão atuar em Paranaguá na gestão 2020/2023 serão eleitos no dia 24 de novembro. O processo eleitoral, realizado em todo o País no dia 6 de outubro, foi suspenso em Paranaguá devido a ilegalidades. A eleição irá escolher cinco membros titulares e cinco suplentes para atuar no Conselho Tutelar no município.

De acordo com o Ministério Público do Paraná (MPPR), o órgão atua diante de uma situação de ameaça ou de violação dos direitos com o objetivo de proteger a criança ou o adolescente que está em situação de vulnerabilidade. O conselho não é responsável por atender as crianças e sim atuar para que os órgãos responsáveis realizem o atendimento.

As ilegalidades encontradas em Paranaguá tiveram relação com a prova aplicada aos candidatos. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR), que também acompanha o certame, levou ao MPPR a informação de que o gabarito do exame circulou via WhatsApp entre pessoas não integrantes da comissão eleitoral.

Uma nova prova de conhecimentos específicos para os candidatos foi realizada no dia 27 de outubro e todos os 12 candidatos foram aprovados para a próxima etapa. Os resultados serão publicados no dia seguinte à eleição, com possibilidade de impugnação até 29 de novembro. No dia 6 de dezembro será homologada a lista dos eleitos, que tomarão posse em 10 de janeiro.

COMO E ONDE VOTAR?

Toda a população de Paranaguá que possui título de eleitor pode ajudar a escolher aqueles conselheiros que representam a sua comunidade. No entanto, o voto não é obrigatório, mas necessário para a escolha daqueles que devem defender os direitos das crianças e dos adolescentes no município.

As eleições acontecerão no Colégio Estadual José Bonifácio, na Estradinha, das 9h às 18h. Os interessados devem levar o título de eleitor e um documento de identidade original com foto, ou o aplicativo e-título, da Justiça Eleitoral. As cédulas terão cinco espaços para que o eleitor possa votar nos candidatos de sua escolha.

CANDIDATOS

Paranaguá tem 12 candidatos deferidos para o pleito: Nair Valni Pereira Marins, Arione Lopes de Farias, Adilson Santos Costa, Claudio Antonio do Nascimento, Verônica do Rosário Lima, Camila do Rosário Lacerda Correa, Thaiz Cristina Alves de Oliveira, Josiane Constantino Isaias, Edmilson da Silva Costa, Gerson Nunes Pereira, Danielle de Lima dos Santos e Luiz Carlos Portaneri.

O processo eleitoral é conduzido e fiscalizado por uma comissão criada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress