conecte-se conosco

Cidadania

Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência é implantado em Paranaguá

Objetivo é assegurar o exercício dos direitos coletivos e sociais

Publicado

em

Na manhã de segunda-feira, 1.º, aconteceu a cerimônia de criação do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência. A sessão reuniu cerca de 100 pessoas no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Carlos Renato Rosário é o presidente do Conselho, o qual conta com 26 membros, entre titulares e suplentes. De acordo com Rosário, os trabalhos para a criação do conselho iniciaram em 2015 ganhando força em 2018, através do apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

“Nós já tínhamos a associação dos deficientes físicos de Paranaguá, e agora com a criação do conselho nossa luta pelos direitos ganha mais respaldo”, destacou.

Com isso Paranaguá passa a integrar o grupo composto por 70 cidades no Paraná que possuem o conselho. “Paranaguá já era para ter implantado há muito tempo. Em nível de Brasil podemos calcular que temos 20% da população composta por pessoas com deficiência”, complementou.

O assunto foi tema de uma palestra preferida após a abertura da cerimônia. Ricardo Vilarinho, do Conselho Estadual  dos Direitos das Pessoas com Deficiência, abordou o tema respondendo perguntas.

A secretária Municipal de Assistência Social, em exercício, Gisele Cristina da Silva, ressaltou que o conselho é formado por membros governamentais e não governamentais que atuam na luta pelos diretos.

“Nosso trabalho é dar o suporte à sociedade em segmentos variados. Hoje aqui estamos vivendo um momento importante que é a criação do conselho, o qual é um órgão deliberativo, consultivo e fiscalizador das ações políticas voltadas à promoção, inclusão social e defesa dos direitos da pessoa com deficiência”, explicou.

A mesa de autoridades também foi composta por Ariosmar Jorge dos Santos, o advogado Ícaro José Wolski Pires (Procurador Geral do município, representando o prefeito Marcelo Roque) e Levi Andrade.  

 Carlos Renato é o presidente do Conselho

O conselho foi instituído pela Secretaria Municipal de Assistência  Social com as funções de caráter consultivo, fiscalizador e normativo, visando a assegurar às pessoas com deficiência o pleno exercício dos direitos coletivos e sociais.   

Ricardo Vilarinho, do Conselho Estadual dos Direitos das pessoas com deficência, ministrou palestra sobre o assunto

 

Publicidade










plugins premium WordPress