conecte-se conosco

Cidadania

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher tem nova diretoria

Professora Rosane da Cruz é a nova presidente do conselho

Publicado

em

Na manhã de sexta-feira, 14, aconteceu a posse do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. A cerimônia foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social e contou com a presença de autoridades e lideranças comunitárias. 
O Conselho é composto pelo Poder Executivo municipal e instituições não governamentais que atuam com projetos na área social da mulher, com reuniões abertas à comunidade. A sede fica localizada no Terminal Urbano. 

Prefeito Marcelo Roque destacou o papel da mulher na sociedade

A professora Rosane Oliveira da Cruz tomou posse como presidente para a gestão 2019/2021, representando a Secretaria Municipal de Educação. A vice-presidente é Josiane Isaias (representante da Associação de Moradores do Jardim Iguaçu).   

Prefeito Marcelo Roque assinou o termo de posse da presidente Rosane Cruz

Posse 

Na ocasião, a presidente empossada, Rosane Cruz,  ressaltou a importância do órgão para o município.  “Precisamos consolidar todos os avanços conseguidos pelas mulheres e o conselho vai ter papel fundamental neste sentido. Temos a sede no terminal do centro, e nesta sala se reúnem as representantes da área governamental e da sociedade civil. O Conselho serve para acompanhar tudo o que o município investe na área. Além de fiscalizar, também orienta e cobra do Poder Público as reais necessidades. Outra função é promover ações que visam a garantir os direitos da mulher. O conselho representa todas as classes sociais. Por meio do conselho é feito o planejamento das ações para a cidade”, destacou. 

Lideranças femininas presentes na cerimônia 

Assistência Social 

A secretária Municipal de Assistência Social, Gisele Cristina da Silva, explanou sobre a atual situação da mulher. “Hoje é um momento importante porque estamos vivendo um período de conscientização contra a violência. Nós hoje estamos vendo as estatísticas negativas. Em 2019, tivemos 40 casos de feminicídio no Paraná. A mulher infelizmente lidera as estatísticas de violência doméstica, por isso é importante ver essas ações implantadas na área e os trabalhos desenvolvidos. Por isso estamos aqui hoje. Ao  mesmo tempo vemos as mulheres ganhando cada vez mais espaço na sociedade através de sua própria competência em vários segmentos”, ressaltou. 

Gisele Silva, secretária Municipal de Assistencia Social, abordou a questão da luta contra a violência

Conselho da Mulher Executiva da Aciap

A presidente do Conselho da Mulher Executiva da Aciap, Jacqueline Guimbala, enfatizou a importância das parcerias. “O setor público e o setor privado devem caminhar juntos para que a gente possa minimizar os problemas, divulgando e motivando para que as boas ações e a qualidade de vida cheguem à população. Nós, do Conselho da Mulher, temos por objetivo incentivar a mulher empreendedora e apoiar a mulher que quer trabalhar, que quer montar o seu negócio, que quer ser independente. Nossos objetivos e nossa parceria devem ser muito fortes porque acredito que o conselho que hoje toma posse tenha realmente uma gestão tranquila e que você possa cumprir as competências de propor sempre novas leis de fiscalizar e também de estar constantemente agrupando estas leis. Porque é importante mantermos a segurança e também proporcionar o direito à cidadania e à democracia da mulher. Já conquistamos muito, ocupamos diversos cargos em setores altíssimos. Parabéns, desejo realmente uma gestão de sucesso para vocês e podem contar com nosso auxílio porque essa parceria vai ser muito boa, tenho certeza disso”, ressaltou.

A presidente do Conselho da Mulher Executiva da Aciap, Jacqueline Guimbala, enfatizou a importância das parcerias
 

Câmara de Vereadores 

Vereador Sargento Orlei falou em nome da Câmara de Paranaguá. “Este será um Conselho para fortalecer a gestão do município. É mais um degrau construído em busca da luta pelos direitos. Parabenizo as mulheres que  estão tomando posse e todas que estão engajadas nessa questão”, apontou.

Poder Executivo 

O prefeito Marcelo Roque encerrou a cerimônia destacando a atuação da mulher na sociedade. “Tenho certeza de que o Conselho Municipal está em boas mãos porque a Rosane já fez um bom trabalho no Conselho Municipal de Educação. Hoje a mulher tem grande destaque na sociedade de um modo em geral, como exemplo, podemos citar na política estadual com muitas lideranças atuando em secretarias. Tudo isso é resultado de trabalhos como este que aqui estamos presenciando com mulheres competentes que lutam pelos direitos”, finalizou.  

A superintendente de qualificação e promoção do Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Inasaris, a presidente do Conselho da Mulher Executiva da Aciap, Jacqueline Guimbala e Helenize Zanon, do Núcleo Municipal Intersetorial de Prevenção a Violência, Promoção da Saúde e da Cultura da Paz

Conselho 

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher foi criado sob a lei 3.232 em 16 de dezembro de 2011. Está vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Foi criado para promover políticas públicas de Direito da Mulher, além de fiscalizar as ações efetuadas na área. 

Publicidade










plugins premium WordPress