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Cidadania

Campanha entre prefeitura e Ministério Público aborda doação de órgãos

“É doando que se vive” pretende conscientizar a população sobre a importância da ação

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“É doando que se vive” pretende conscientizar a população sobre a importância da ação

Na quarta-feira, 21, acontece o lançamento da campanha no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral, às 14h, com a presença do prefeito Marcelo Roque e da promotora Dra. Camila Adami Martins, da 4.ª Promotoria de Justiça de Paranaguá, além do padrinho do projeto, o cantor Igor Brenaz.

A promotora Camila Adami Martins idealizou a causa depois de ter conhecimento de que 43% das pessoas que poderiam ser doadoras de órgãos não chegam a doar porque as famílias se recusam. “Eu sou doadora de órgãos e a minha família também! Lembro de quando era criança e tive o conhecimento da importância da atitude de doar órgãos”, comentou. “Queremos formar cidadãos melhores no futuro, por isso, conversamos com a Secretaria de Educação para implantar o tema na sala de aula com as crianças”, finalizou.

A secretária de Educação e Ensino Integral, Vandecy Dutra, defende a ação e afirma que é preciso sensibilizar a sociedade para esta causa nobre. “Nossa equipe pedagógica preparou conteúdos especiais para os nossos pequenos, com o intuito de mostrar que devemos doar amor e pensar no próximo”, comentou. A Semedi, em 2017, já promoveu uma campanha similar sobre doação de medula óssea, por meio do Projeto Yossef – Doe Sangue, Doe Amor, Seja um Herói na Vida Real.

No portal www.doandoquesevive.com.br, há o vídeo institucional da campanha, além dos conteúdos sonoros e artes desenvolvidas pela Secom (Foto: Ilustração)

Para a campanha “É doando que se vive”, a professora Francielle Heiffer desenvolveu atividades pedagógicas, além de elaborar um gibi, em conjunto com a professora Gisele Ribeiro, criou um teatro lúdico para as crianças.

Para a secretária de Comunicação Social, Camila Roque, é relevante a divulgação da ideia. “Codificamos a mensagem e criamos peças para compor a campanha, pois a população precisa ter conhecimento sobre o tema doação de órgãos. Ficamos felizes com o resultado obtido para esta nobre causa”, completou.

No portal www.doandoquesevive.com.br, há o vídeo institucional da campanha, além dos conteúdos sonoros e artes desenvolvidas pela Secom. Os jornalistas Osvaldo Capetta e Flávia Adans produziram uma reportagem digital hospedada no site, e o jornalista Emanuel Andrade roteirizou e dirigiu a campanha audiovisual junto ao diretor de fotografia Rafael Pinheiro, contando ainda com a colaboração do estagiário João Vitor Crisanto. Já a publicitária Maria Eduarda Jorge desenvolveu o conceito e elaborou as artes.

 

Da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Paranaguá

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