Logotipo

Ato Cívico marca o Dia da Independência em Paranaguá

07 de setembro de 2018

Solenidade especial terá a participação da Banda Mirim e da Escola Eva Cavani.

Compartilhe


Na sexta-feira, 7, Dia da Independência do Brasil, a Prefeitura de Paranaguá realiza na Rua Júlia da Costa, em frente ao Palácio São José, um ato cívico com a participação da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral, a partir das 8h. A solenidade conta com a apresentação da Banda Mirim e dos alunos da Escola Municipal de Ensino Especial Eva Cavani.

A Semana da Pátria foi comemorada na cidade, desde o dia 1.º de setembro, com hasteamento da bandeira no 8.º Grupamento do Corpo de Bombeiros, na Secretaria Municipal de Segurança, no 9.º Batalhão da Polícia Militar, na Capitania dos Portos do Paraná, Câmara de Vereadores e no Núcleo Regional de Educação. As escolas participaram com apresentações musicais relacionadas à data comemorativa.

O prefeito Marcelo Roque e outras autoridades do município participam do ato cívico. “É preciso ter orgulho da nossa nação. A história nos traz uma reflexão, a independência do nosso País. Mas é preciso continuar a luta pela independência, no sentido de combater a violência e as desigualdades que ainda se propagam”, enfatizou o prefeito.
A secretária municipal de Educação, Vandecy Dutra, contou que a Banda Mirim preparou uma apresentação especial para a sexta-feira, 7. “Será tocado o Hino de Paranaguá, da Independência e a música Asa Branca. Os alunos da Escola Eva Cavani também ensaiaram para participar junto com a banda”, destacou Vandecy. A Banda Mirim, sob a regência do maestro e pedagogo Evaldo Ferreira Filho, tem hoje, aproximadamente, 60 crianças participantes.

A Semana da Pátria, segundo Vandecy, reforça o que já é transmitido aos alunos da rede municipal de ensino, semanalmente, com o hasteamento da bandeira nas escolas. “A Educação é peça fundamental no resgate desse amor à pátria, porque quem ama cuida, protege, não depreda, preserva o que é seu. Por isso, a intenção é resgatar esse amor à nação, à cidade, esse momento cívico é de grande importância para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis. Durante todo o ano realizamos o momento cívico, todas as sextas-feiras, os alunos cantam o hino na hora que chegam”, relatou Vandecy. 

 


Colunistas