conecte-se conosco

Cidadania

Após 80 anos, Rotary Club Paranaguá aprova ingresso de mulheres no clube

Presidente do Rotary Club de Paranaguá, Valmor Passini, afirma que três mulheres irão compor o quadro do clube que procura se renovar e destacar a importância da mulher na sociedade

Publicado

em

Presidente do clube, Valmor Passini, destacou importância da ação e do papel de destaque e de garra das mulheres na sociedade

Após 80 anos de história, o Rotary Club Paranaguá, no dia 10 de julho, aprovou o ingresso de mulheres em seu quadro de associados. A ação foi realizada por meio da nova diretoria, que tomou posse no dia 6 de julho e é presidida por Valmor Passini no ano rotário 2019/2020. O objetivo é a inclusão, bem como reconhecer o papel de destaque da mulher na sociedade, como agente transformadora em prol de uma sociedade mais humana, ética e de paz, adequando ao que já ocorre no Rotary International desde 1989.

O Rotary International, ao qual o Rotary Club de Paranaguá pertence, é “uma associação de clubes de serviços cujo objetivo declarado é unir voluntários a fim de prestar serviços humanitários e promover valores éticos e a paz a nível internacional”, informa a assessoria. Atualmente, existem mais de 34 mil clubes de Rotary em todo o mundo, com cerca de 1,2 milhões de membros que são chamados de rotarianos. “A admissão de mulheres aos Rotary Clubs do mundo inteiro, decidida por votação na reunião do Conselho de Legislação de 1989, foi um momento marcante da nossa história”, explica o Rotary International, que, desde esta época, admitiu 250 mil mulheres como rotarianas, algo que agora será feito também no clube parnanguara.

“Conseguimos aprovar por unanimidade, após 80 anos, a entrada de mulheres no clube, o que há tempos seria muito difícil. Agora todo mundo concordou e isso é algo importante e feliz, afinal o homem sem a mulher não é nada em hipótese e lugar algum. Então é importante o Rotary Paranaguá ter mulheres em seu quadro”, afirma o presidente do Rotary Paranaguá, Valmor Passini. “As mulheres possuem mais garra, o homem é mais passivo, a mulher vai a fundo, isso é importante para nós”, explica, destacando que atualmente o Rotary Paranaguá possui 15 membros, sendo que a atual diretoria com as mudanças propostas está procurando angariar novos rotarianos e pessoas mais jovens.

O rotariano Juarez Martins do Carmo, pertencente ao clube, destacou que o Rotary Paranaguá era o único clube no Paraná do qual as mulheres não podiam participar. "Todos os clubes do Paraná têm mulheres e elas atuam muito bem no clube. Essa prática já é mundial. Então resolvemos fazer com que as mulheres pudessem entrar no Rotary Paranaguá porque elas fazem a diferença", destaca Martins do Carmo, que é membro há mais de 30 anos no clube.

Segundo o presidente Passini, três mulheres irão compor o Rotary Paranaguá, algo que deve ser feito em setembro. “Será uma data importante, na vinda do governador do Rotary, mas está sujeito até mesmo a ser antes, pois precisamos colocar gente nova no Rotary Paranaguá”, finaliza.

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress