conecte-se conosco

Cidadania

35.º Natal no Mato distribuiu mil brinquedos

Crianças da zona rural aguardam todos os anos pela chegada do Papai Noel

Publicado

em

No sábado, 14, aconteceu a 35.ª edição do Natal no Mato. O evento é realizado desde 1985 por Jorge Cancella juntamente com o Moto Clube Paranaguá e demais voluntários.

O objetivo é alegrar o Natal das crianças que moram na zona rural do litoral através da doação de brinquedos. Neste ano, a campanha contou com 36 voluntários e distribuição de mil presentes.

A largada foi da própria sede do Moto Clube Paranaguá, no Aeroparque, com fogos de artifício e um grande ‘buzinaço’ percorrendo as ruas do centro da cidade e em seguida a BR-277 em direção às diversas localidades. Como a área é extensa, o trabalho é feito por quatro equipes, sendo que cada uma delas conta com Papai Noel.

Outro detalhe destacado por Cancella é que as crianças ficam na porta das suas residências desde cedo, aguardando a chegada dos motociclistas. A equipe 1 atuou na  comunidade de Itaperuçu e arredores, curva grande da serra, acessos ao oleoduto, Carambiú, Pitinga, estrada do Anhaia e margens da BR-277.

A equipe 2 ficou com a parte mais difícil, trecho de trilhas fechadas e própria para os mais experientes trilheiros da área, iniciando do alto da serra, passaram pelo Arrastão, Mundo Novo e arredores. A equipe 3 seguiu para a localidade de Limeira, município de Guaratuba e arredores.
A equipe 4 entregou brinquedos desde a localidade de Colônia Pereira, até o Morro Inglês, passando pela Quintilha e Colônia Santa Cruz. À tarde todos se reuniram para participar da entrega coletiva nos campos de futebol do Sambaqui e no km 19, em Alexandra. No total, foram percorridos aproximadamente 230 km.

“Somos um grupo de amigos que participa desse projeto há mais de 30 anos. As  arrecadações acontecem ao longo do ano sendo que já tivemos época em que chegávamos a entregar 3 mil brinquedos. O número de crianças nesses locais reduziu drasticamente por causa das mudanças culturais”, explica.

O Natal no Mato começou por acaso, como o próprio Cancella recorda, e foi aumentando e hoje já virou uma tradição. “Tem filhos e netos daquelas primeiras crianças que receberam os brinquedos em 1985. Isso nos emociona porque já estamos fazendo o Natal de três gerações”.

Jorge Cancella atualmente é aposentado, tem 65 anos e uma vida dedicada a duas grandes paixões: o motociclismo de trilhas e as ações sociais na época do Natal.

“Agradeço a todos que colaboraram e espero poder continuar contando com essas pessoas para os próximos anos. Foi uma alegria contagiante e não posso deixar de destacar a criatividade desse pessoal na entrega deste ano, teve inclusive a equipe de super-heróis. Foi algo maravilhoso e causou muita alegria e admiração das crianças, que queriam conversar e até fazer selfie com o Papai Noel e os personagens, e ainda bastante felizes e motivados com o sucesso no evento, já estão ansiosos e planejando o próximo”, finaliza Cancella.

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress