Cerca de 300 pessoas passam pela Ciretran diariamente
População deve aprender a usar as ferramentas on-line
Com cerca de 300 pessoas todos os dias, a 3.ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), órgão do Departamento de Trânsito em Paranaguá, vive dias bastante movimentados neste mês de janeiro. Uma das explicações para a elevada presença de público é que o início do ano é sempre marcado pela regularização de pendências, muitas tendo que ser resolvidas somente no local.
Entre as situações mais corriqueiras está a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e os serviços prestados para a transferência de veículo. No entanto, segundo o chefe da 3.ª Ciretran, João Carlos de Almeida, muitas pessoas, ao invés de aguardarem o atendimento presencial, que em média chega a ser de uma hora, poderiam resolver diversas situações usando os sistemas eletrônicos criados para evitar que a demora no atendimento aconteça. “Temos os serviços on-line, como é o caso do Detran Fácil e o toten, localizado em nosso hall de entrada, para ajudar as pessoas a resolverem os problema relacionados ao veículo, mas a falta de orientação e também de informação acaba resultando em retiradas de senhas para que o atendimento seja feito por um dos nossos funcionários”, explicou.
Almeida destacou, ainda, que muita gente vai até o órgão sem os documentos necessários para dar entrada em processos relativos à questão do veículo ou a própria CNH. “Se faz importante as pessoas terem em mãos seus documentos pessoais e um comprovante de residência. Contudo, caso a pessoa more de aluguel, e assim não tenha como comprovar, por meio de um documento em seu nome, o local onde mora, ela pode requerer um documento, que é preenchido na hora, e que serve para esta finalidade”, observou.
Sobre o pagamento das taxas, existe na Ciretran de Paranaguá um ponto de atendimento do Banco do Brasil, o qual é exclusivo para o recebimento de valores correspondentes às questões de taxas e multas do órgão de trânsito. “Quando o pagamento for com cartão de débito, ele precisa ser necessariamente do Banco do Brasil”, avisa.
ANUIDADE DA CNH
O chefe da Ciretran aproveitou o momento para dizer que as mensagens enviadas pelo WhatsApp ou Facebook de que em fevereiro haverá uma cobrança de anuidade na CNH são mentirosas. “É um boato típico de rede social e que as pessoas não devem levar em consideração”, finalizou.
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